Categories: Acre

Acre teve 110 tentativas de feminicídio entre 2018 e 2023

Published by
Leônidas Badaró

Por Leônidas Badaró e Raimari Cardoso 


No mês da mulher, os números absurdos da violência de gênero chamam a atenção no Acre. No ano passado, o Acre ficou em segundo lugar entre os estados com maior taxa de feminicídio consumado do país, levando em consideração a proporção de 100 mil habitantes, conforme o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.


No entanto, dados do Observatório de Análises Criminais do Núcleo de Apoio Técnico do Ministério Público do Acre (MPAC) mostram que a violência é ainda muito maior, já que no período entre os anos de 2018 e 2023, foram registradas 110 tentativas de feminicídio em todo o estado.


O levantamento mostra um balanço detalhado dos preocupantes números. O ano passado, com 28 casos, foi ano onde mais se teve registro de tentativas. Rio Branco lidera as estatísticas com 41 casos, seguido de Cruzeiro do Sul, com 15 e Tarauacá, com 10 tentativas. Apenas nos municípios de Mâncio Lima, Jordão, Marechal, Santa Rosa e Acrelândia não houve registro.


Vítimas pardas ou pretas são maioria


O relatório também revela que cerca de 80% das vítimas são pardas ou pretas. A faixa etária das vítimas com maior incidência está entre 20 a 39 anos, com 64% da incidência dos casos. Já em relação aos agressores, quem mais comete o crime está na faixa etária entre 25 a 29 anos. Dos criminosos, conforme os dados, 23% estão presos preventivamente, 19% respondem em liberdade e 15% foram condenados por tentativa de feminicídio.


Violência que se repete e praticada por atuais companheiros ou ex-maridos


Outro dado que chama a atenção é que as vítimas de tentativa de feminicídio são casos recorrentes. Dos 110 registros, 73 já tinham histórico de violência sofrida, o que representa mais de 66% dos casos. Mais de 70% de quem pratica a tentativa de feminicídio já tinha histórico de violência de gênero e 65% já tinha antecedentes criminais.


A violência, em sua maioria, (80%) é praticada por atuais ou -ex companheiros, maridos e namorados.


A análise também apresenta um dado triste e preocupante. Em mais da metade dos casos, os filhos presenciaram a agressão do pai contra a mãe.


Raiva, ciúmes e não aceitar o fim dos relacionamentos são os principais motivos


O levantamento também mostra os “motivos” alegados pelos autores do crime. A “raiva” foi alegado por quase 21 das agressões como o fator que provocou a tentativa de feminicídio. Ciúmes e não aceitar o fim do relacionamento representa mais da metade das motivações.


Violência acontece dentro e casa e arma branca é a mais usada


É principalmente dentro dos lares que as tentativas de feminicídio acontecem. Dos 110 casos, 77% aconteceram nas residências das vítimas. O levantamento mostra que arma branca, faca em especial, é a arma mais usada neste tipo de crime.


Acre teve 71 feminicídios entre 2018 e 2024

De 2018 até janeiro de 2014, o Acre teve consumados 71 feminicídios, segundo a plataforma do MPAC em 19 municípios acreanos – apenas Xapuri, Santa Rosa do Purus e Porto Walter não tiveram registros nesse período. Do total, 86% das vítimas eram da cor parda ou preta e 61% dos crimes foram praticados com o uso de arma branca.


Alguns dados destacados pelo MPAC são impactantes. O maior de número de vítimas (14) estava na faixa etária de 20 a 24 anos. 82% eram de classe classificada como baixa e 72% delas tinham filhos, um total de 118 órfãos. 90% dos crimes ocorreram no contexto familiar e 89% das vítimas não estavam amparadas por medida protetiva.


O MPAC também informa que dos 71 feminicídios ocorridos entre 2018 e 2024, já existem 53 sentenças, 32 condenações, 1 absolvição e 4 investigações em andamento. Em meio aos processos existentes, 70% dos autores estão presos. Os dados estão atualizados até o dia 29 de fevereiro de 2024.


Share
Published by
Leônidas Badaró

Recent Posts

Lutador acreano de MMA vai em busca de cinturão de evento em Cancún, no México

Em mais um Pôdicast, o lutador acreano de MMA Thomas Bryan, de 24 anos, conversou…

08/05/2024

Athletico-PR goleia Rayo Zuliano na Venezuela e avança às oitavas da Sul-Americana

O Athletico-PR garantiu a classificação às oitavas de final da Copa Sul-Americana nesta quarta-feira, ao…

08/05/2024

A Grande Conquista: Ex-paquita reclama de lixo no chão e cueca no ralo

Cátia Paganote, que fez parte do primeiro grupo das paquitas de Xuxa Meneghel, reclamou das…

08/05/2024

Nível do Guaíba começa a descer, mas ainda está 2m acima do limite

O nível do rio Guaíba, no Rio Grande do Sul, desceu para 5,09 metros, às…

08/05/2024

Senado aprova seguro obrigatório para indenizar acidentes de trânsito

O projeto de lei complementar (PLP) 233/2023, que cria um novo seguro obrigatório para donos…

08/05/2024

Empresários do Ceará visitam a ZPE e estudam investimento em Rio Branco

Uma comitiva de empresários de Fortaleza–CE, estiveram reunidos com o prefeito de Rio Branco, Tião…

08/05/2024