Menu

Pesquisar
Close this search box.

Sindmed é acionado após parte do teto do Huerb cair e quase atingir paciente

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Após receber denúncias sobre a queda do forro de gesso da Unidade de Dor Torácica do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) decidiu encaminhar o caso ao Conselho Regional de Medicina e ao Ministério Público Estadual (MPE). Os relatos dos servidores indicam que todos os anos partes do teto desabam com o início dos períodos chuvosos.


A inspeção dos sindicalistas na unidade ocorreu na noite de quinta-feira, 29 de fevereiro, constatando que houve uma acomodação improvisada em um espaço reduzido, diminuindo o número de leitos de cinco para quatro, causando aglomeração de pacientes e visitantes em uma sala com goteiras, devido a um vazamento no sistema de ar-condicionado.

Anúncios


Conforme as queixas e registros de vídeo, o teto da Unidade de Dor Torácica desabou em 23 de fevereiro. Um paciente e um profissional por pouco não foram atingidos pelo pedaço de forro que se soltou, escapando do acidente porque, minutos antes, um visitante alertou sobre a goteira no local, levando à mudança do leito para prevenir que os pingos caíssem sobre a pessoa em tratamento. Um incidente parecido, mas com uma vítima fatal, ocorreu em setembro de 2022 no hospital João Câncio, em Sena Madureira.



Com a alteração do local, o espaço de descanso dos médicos também foi realocado para ficar mais próximo aos leitos, deixando os plantonistas em uma sala com um odor insuportável de esgoto. Como medida paliativa, a administração do Huerb colocou um pano sobre o ralo.


Todos os detalhes da visita serão encaminhados às autoridades fiscalizadoras, além de recomendar que a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) efetue reformas para prevenir novos incidentes.


O ac24horas procurou a direção do Pronto-Socorro e aguarda um posicionamento.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido