Menu

Pesquisar
Close this search box.

Aumento de 47% no emplacamento de veículos alavanca economia do Acre

Foto: Sérgio Vale
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O aumento no emplacamento de veículos e o consumo de energia elétrica tem ajudado no crescimento da economia acreana nestes últimos anos, segundo o Índice Fórum de Movimentação Econômica (IFME) do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre.


Como exemplo, apesar da taxa de juros de financiamento de veículos ainda ser muito alta no Brasil, observou-se que, entre janeiro e dezembro de 2023, ocorreu um aumento de 47,46% nos emplacamentos. Em termos absolutos isso significou um emplacamento de 84 veículos adicionais.

Anúncios


Criado e atualizado por especialistas da Universidade Federal do Acre, o IFME torna possível o monitoramento do desempenho da economia no curto prazo e, consequentemente, possibilita que o empresariado e os gestores públicos tenham uma maior previsibilidade sobre o comportamento da economia. Além disso, esse índice reduz a assimetria informacional em relação à possibilidade da tomada de decisão quanto aos investimentos de curto prazo na economia acreana.


As movimentações econômicas de curto prazo são identificadas por doze indicadores. Para este estudo, os professores analisaram dados do segundo semestre de 2023 com as seguintes variáveis e fontes de dados: consumo mensal de energia elétrica residencial, industrial e comercial. Além disso, são levados em conta o fluxo mensal de carga aérea (kg) transportada, passageiros aeroportuários, passageiros no transporte público de Rio Branco, quantidade de automóveis, motocicletas, caminhonete, motonetas emplacadas mensalmente, quantidade de consultas realizadas mensalmente ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e o estoque mensal de trabalhadores formais na economia acreana.


Os indicadores com maior relevância na movimentação econômica, foram: consumo mensal de energia elétrica residencial (MWh); quantidade de automóveis emplacados mensalmente, fluxo mensal de passageiros urbanos em Rio Branco e fluxo mensal de cargas aéreas (kg).


Conforme o estudo, estes quatro indicadores representam 79,59% do peso do IFME. “Os indicadores que estão puxando a economia acreana são a quantidade de veículos emplacados, consumo de energia elétrica, consulta ao SPC e Serasa. Isso indica que a economia está se movimentando, então, se as pessoas estão comprando mais carro, significa dizer que existe mais dinheiro. Se as pessoas estão consumindo mais energia elétrica, significa que possuem mais dinheiro para pagar. A demanda pela procura de ar-condicionado e ventilador, que aqueceu a economia”, destaca o professor e doutor em economia Rubicleis Gomes.


O crescimento da economia acreana após a pandemia de Covid-19 é forte. Contudo, houve impactos significativos na economia que só serão superados integralmente em 2025.


A pesquisa destaca que o mercado de trabalho é o melhor indicador de uma economia, pois é o primeiro a entrar em crise e o último a sair. Nesse sentido, observa-se uma redução significativa da taxa de desocupação, em outras palavras, um aumento da quantidade de pessoas com ocupação no mercado de trabalho, e aumento da massa de rendimento.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido