Menu

Prefeitura de Cruzeiro do Sul instala sala situacional e se prepara para grande cheia do Rio Juruá

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Depois de percorrer os locais afetados pela subida do Rio Juruá, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, instalou nesta segunda-feira, 26, uma sala situacional para a coordenação das ações de enfrentamento à cheia do manancial. A sala funciona no auditório da maior unidade básica de Saúde do município, na 25 de Agosto e a primeira reunião contou com representantes do Governo do Estado, com as forças de segurança, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Exército Brasileiro e a Defesa Civil Municipal.


As 18 horas desta segunda, o manancial já alcançava 12,48, se aproximando rapidamente do transbordamento, que é de 13 metros.

Publicidade

A Prefeitura já está com 5 escolas prontas para receber os desabrigados e as equipes estão de prontidão para as ações de apoio às famílias atingidas pelas águas. As medidas devem ser implementadas quando o manancial estiver com 13,50 metros.


Zequinha Lima, ressaltou que o cenário alerta para a importância da prontidão e cooperação entre as instituições para enfrentar os desafios decorrentes das cheias.


“As informações que chegam nos levam a esperar por uma enchente grande. A previsão é de que no máximo até quarta-feira a gente possa ter que retirar pessoas de casa, o que ocorre quando o rio atinge 13,50 metros. Aqui é instalação da sala de situação que vamos dotar dos meios necessários. À medida que a situação do rio se agrava, será necessário nos reunirmos diariamente. É importante esse alinhamento para que cada instituição possa disponibilizar ao comitê de coordenação da Defesa Civil toda a estrutura necessária, como escolas para abrigos, veículos, barcos, pessoal, bem como recursos de saúde para ajudar as pessoas afetadas. Fizemos um trabalho nos últimos dois anos de elevação do nível de algumas casas aqui de Cruzeiro do Sul, por isso que no ano passado não precisamos retirar nenhuma família. Mas estamos preparados para retirar, abrigar e alimentar, caso seja necessário”, destacou o gestor.


O Exército, representado pelo Comandante do 61° Batalhão de Infantaria e Selva, Tenente Coronel Mathias, reiterou seu compromisso de colaboração, com efetivo, material e embarcações prontos para serem empregados sob acionamento da Defesa Civil Municipal.



“Nós estamos com o efetivo de sobreaviso, com material, embarcações, viaturas, em condições de ser empregada a qualquer momento mediante acionamento da Defesa Civil. Tanto o Exército Brasileiro, como a Marinha do Brasil, os outros órgãos, estamos operando juntos para poder apoiar a população de Cruzeiro do Sul”, concluiu.


O governo do Estado também disponibilizou estrutura e recursos para apoiar todos os municípios da região. ” Toda a estrutura do governo do Estado, o governador Gladson Cameli determinou para disponibilizarmos para a prefeitura de Cruzeiro. Já entregamos ao prefeito Zequinha Lima essa relação e estamos à disposição do executivo municipal”, ressaltou Francisco Gomes, representante do governo na reunião.


O promotor André Pinho de Simões, destacou o apoio as ações por meio do grupo do Ministério Público, de prevenção e resposta a ocorrências desse tipo.


“O Ministério Público do Estado do Acre tem o GPRD, que é o grupo de prevenção e de resposta à ocorrência deste tipo. Aqui em Cruzeiro do Sul nós estamos em quatro membros designados e fazendo essa função de atuação. E o Ministério Público do Estado do Acre está aqui, prestando a sua solidariedade, o apoio e manifestando a sua atuação colaborativa junto com as demais instituições para que possamos contornar, e fazer com que o menor número possível de famílias seja atingido com essas cheias, principalmente no rio Juruá, aqui em Cruzeiro do Sul”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido