Menu

Pesquisar
Close this search box.

Assis Brasil: após desabrigar centenas de pessoas, Rio Acre vaza mais de 1 metro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Depois de transbordar nesta quinta-feira, 22, e atingir 12,56 metros em Assis Brasil, onde a enchente desabrigou centenas de famílias tanto no lado brasileiro quanto no Peru e na Bolívia, o Rio Acre começou a vazar e nesta sexta-feira, 23, marcou 11,44 metros na medição do meio-dia.


Na cidade brasileira, 85 famílias foram obrigadas a deixar suas casas, um total de 232 pessoas. Dessas, 57 famílias foram levadas para a escola Maria Ferreira e para o Ginásio Sidney Nascimento e 28 famílias procuraram as casas de parentes, um total de 82 pessoas, segundo a Defesa Civil.

Anúncios


A consolidação da vazante em Assis Brasil acende a esperança de que o impacto das águas que ainda vão chegar aos municípios que estão a jusante, ao longo do manancial, seja o menor possível.


Em Epitaciolândia, onde o nível está acima da cota de alerta, com 11,19 metros, mais de 50 famílias foram removidas de suas casas e levadas para abrigos providenciados pela prefeitura e casas de parentes. A cota de transbordamento é de 11,40 metros.


Em Brasiléia, a movimentação das autoridades é a mesma e muita gente não está esperando para confirmar se o rio transbordará mais uma vez. Na parte mais baixa da cidade, a prefeitura colocou equipes e números de telefones disponíveis para as famílias que desejam se antecipar ao iminente transbordamento do rio.


Até a atualização do meio-dia da Defesa Civil Municipal havia 7 famílias desabrigadas e 118 desalojadas em Brasiléia. Os desalojados são aqueles que procuram se abrigar em casas de parentes.


Em Xapuri, a situação é de extrema atenção por parte da Defesa Civil Municipal, com o rio próximo de atingir a cota de alerta, que é de 12,50 metros. O transbordamento ocorre a partir dos 13,40 metros. Na medição mais recente, por volta das 14h30, o nível era de 12,31 metros, com elevação de cerca de cinco centímetros por hora.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido