Menu

Prefeitura inicia teste de perfuração de poços para fornecimento de água

FOTO: WHIDY MELO
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Prefeitura de Rio Branco, iniciou nesta quinta-feira (22), o primeiro teste de mapeamento de área para perfuração de poços para resolver definitivamente o problema de água na capital acreana. O resultado da pesquisa deve ser entregue à gestão em 4 meses.


O teste feito na área do Portal da Amazônia utilizando um drone com sensores magnetrômetros, que fazem a captação do campo magnético do terreno. Os dados são levados para um computador, com a localização em GPS dos locais sobrevoados. A partir da análise dos dados, a empresa contratada fará a indicação dos pontos mais favoráveis para a captação de água.

Publicidade

FOTO: WHIDY MELO

O prefeito Tião Bocalom disse que o estudo é a execução de um planejamento que pensa no presente e no futuro. “No ano passado, com a redução do nível do rio, tivemos medo de não termos água pra todo mundo e essa também é uma preocupação para o futuro. Esse estudo é que vai dizer onde tem água, a quantos metros deve estar, e aí vamos ter que perfurar pra saber qual a qualidade dessa água”, disse.


Em 10 dias de serviço, a empresa de geologia e geofísica Geoscam, de Fortaleza – CE, vai sobrevoar 400 quilômetros em linha reta, na capital, em busca dos locais mais favoráveis para a perfuração de poços, com uma procura intensa em 10 pontos eleitos como preferenciais pelo Saerb, pela proximidade de reservatórios já existentes.


FOTO: WHIDY MELO

Segundo o engenheiro eletroeletrônico Gabriel Zuleta, da Geoscam, não há como garantir que os locais indicados resultem em água. Mas além do sobrevoo com drone, a empresa fará testes utilizando outros dois métodos de pesquisa para eliminar as incidências de falsos positivos. Ao todo, a Prefeitura de Rio Branco investiu R$ 698.000,00 em toda a fase de pesquisa.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido