O Ministério da Justiça informou nesta quarta-feira (14) que acionou a Polícia Federal para recapturar dois fugitivos do presídio de Mossoró (RN), e também para investigar as circunstâncias da fuga e eventuais responsáveis por esse episódio.
O caso é considerado “complexo”, afirmam fontes, por se tratar de um dos cinco presídios federais de maior segurança do país.
Segundo o Ministério da Justiça, o secretário André Garcia, da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), está a caminho de Mossoró.
Dois presos fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Esta é a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que conta com cinco presídios de segurança máxima.
Os fugitivos foram identificados como Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, também conhecido como “Tatu” ou “Deisinho”. Ambos são do Acre e estavam na penitenciária de Mossoró desde 27 de setembro de 2023.
Os dois homens são ligados ao Comando Vermelho, facção de Fernandinho Beira-Mar, que cumpre pena no mesmo presídio.
A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte confirmou durante a manhã desta quarta-feira (14) que recebeu solicitação de apoio para recaptura e “o apoio está sendo dado”.
A Secretaria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte também confirmou que dá apoio à operação de busca.