Menu

Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza, morre aos 97 anos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A fundadora do grupo Magazine Luiza, Luiza Trajano Donato, morreu na madrugada desta segunda-feira (12/2), em Franca (SP), aos 97 anos. Ela morreu em casa, por causas naturais.


O velório está marcado para as 10h, no Velório São Vicente, e o enterro está previsto para as 16h no Cemitério da Saudade. Em luto, todas as lojas da empresa em Franca permanecerão fechadas nesta segunda-feira.


Donato é conhecida por ter sido uma vendedora muito popular em Franca e por fundar com o marido, em 1957, a loja que mais tarde se tornaria a primeira unidade de uma das maiores redes varejistas do país, a Magazine Luiza.

Publicidade

Nascida em Cristais Paulista (SP) em 1926, ela foi criada por uma família de comerciantes. Aos 31 anos, casou-se com Pelegrino José Donato e, com ele, investiu economias no varejo para montar seu próprio negócio.


Os dois fundaram a loja de presentes “A Cristaleira” — situada no Centro de Franca e, posteriormente, rebatizada de Magazine Luiza.


Sem filhos, no início da década de 1990, ela escolheu a sobrinha Luiza Helena Trajano para assumir os negócios. A sucessora não só alavancou o grupo como também se tornou uma das maiores empresárias do país.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido