Menu

Pesquisar
Close this search box.

Ao Pôdicast, professoras dizem que yoga pode associar tratamento de sono e humor

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As convidadas do Pôdicast, comandado pelo publicitário David Sento-Sé, transmitido pelo ac24horas nessa quarta-feira, 7, foram as professoras de yoga do Samaúma Yoga Shala, Fábiola Bessa e Priscila Viudes, que explicaram como funcionam os exercícios, preconceitos com o termo e ainda revelaram que a prática serve como tratamento médico.


Sobre a polêmica na escrita do nome se seria com Y ou I, os profissionais disseram que duas formas estão corretas. Ioga é a grafia adaptada ao português e é a forma preferencial. Yoga é a grafia original, do sânscrito. “Pela regra a gente teria que abrasileirar”.

Anúncios


Fabíola contou que o yoga é um conceito que se refere às tradicionais disciplinas físicas originárias da Índia. A prática tem como objetivo principal despertar a sensação de bem-estar, por meio de técnicas de respiração (Pranayama), posturas e movimentos físicos (ásanas) e meditação. “É um elemento que diz respeito ao físico e tem também a respiração de estar fazendo um exercício consciente. A gente busca paz para a vida, equilíbrio. O Yoga ajuda a restabelecer o equilíbrio rapidamente”.


Bessa destacou que a ciência médica já recomenda o yoga para alguns tratamentos junto com a orientação médica. “Quem precisa de yoga é uma pessoa muito ansiosa, hoje a gente já vê na classe médica que o yoga pode se associar a um tratamento para cuidar dos transtornos, seja do sono, do humor. O trabalho é isso, voltado para o adolescente, pessoas estressadas”, explicou.


Priscila Viudes contou que a prática é para todos os tipos de pessoas e com uso bastante da mente. “O yoga é mais mental do que físico. Eu não gosto de diferenciar isso, mas quando você trabalha o corpo também trabalha a mente que libera hormônios”.


Ao falar da prática do exercício, Fabíola disse que as pessoas devem encontrar no yoga o conforto por meio do desconforto. “A gente não pode estar sempre pulando de galho em galho em busca de algo que não encontra”, disse.


Ao apresentador, Bessa mencionou os oito passos do Yoga Sutra que são: yama; niyama; asana; pranayama; pratyahara; dharana; dhyana; e samadhi. Segundo ela, é o código de ética. “Base para qualquer linha de ioga, o yama, ou a disciplina, é composto por cinco orientações, voltadas para a formação do caráter e da ética e para o bom convívio em sociedade e consigo mesmo”, detalhou.


Yoga e religião

Os profissionais fizeram questão de explicar que yoga e religião não caminham juntos – ao contrário do que as pessoas pensam. “A gente sofre”, ressaltou.


Veja a entrevista na íntegra:

video
play-sharp-fill


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido