Menu

Nova modalidade de crédito para a Amazônia é discutida em reunião com Paulo Teixeira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Na tarde desta quinta-feira, 1°, o Ministro Paulo Teixeira e a equipe do MDA reuniram-se para debater a criação de uma modalidade de crédito inovadora, adaptada à realidade amazônica.


A proposta, iniciada no Acre com o representante da SUDAM em Brasília, Sibá Machado, o superintendente do MDA no estado Cesário Braga e cooperativas locais, busca impulsionar a produção agroflorestal. Com crédito acessível, juros baixos e carência adequada, a iniciativa visa atender às peculiaridades do regime fundiário amazônico, marcado pela ausência de documentação da terra.

Publicidade

Com o apoio do superintendente da Sudan, Sibá Machado, a proposta expandiu-se, contando agora com a participação de representantes de cooperativas de toda a Amazônia.


O Ministro Paulo Teixeira enfatizou a urgência em recuperar áreas degradadas, instituindo um grupo de trabalho para apresentar a proposta dessa nova modalidade de crédito.



O superintendente do MDA no Acre, Cesário Braga, um dos autores da proposta, expressou satisfação ao ver uma política pública inicialmente pensada no Acre ganhar abrangência na Amazônia. Ele destacou: “A ideia é criar um crédito com identidade e incentivo específicos para a produção agroflorestal, visando a geração de renda para as populações locais”.


Sibá Machado, entusiasta da proposta, abriu a reunião ressaltando o momento singular vivido no governo do presidente Lula e a importância de construir esse crédito em parceria com as cooperativas. Ele afirmou: “Nós temos dialogado com as cooperativas para entender os desafios da produção na região amazônica, estamos construindo essa proposta de maneira colaborativa para atender essas expectativas”.


Na reunião com o ministro, estiveram presentes representantes do Acre, incluindo Valdemiro Rocha da OCB/SESCOOP, Jonas Lima, presidente da Coopercafé, Manuel Monteiro, presidente da Cooperacre, Ezequiel, presidente da Copel, além do presidente da FETACRE, Antônio Sergioni.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido