O programa “Médico 24 Horas” exibido nesta segunda-feira, 29, pelo ac24horas, recebeu o médico-cirurgião ortopedista Marcondes Oliveira, que falou sobre as principais queixas de pacientes em relação a traumas físicos nos ambulatórios.
Com formação em Rondônia e São Paulo, o médico que nasceu em Sena Madureira, interior do Acre, se tornou ortopedista especialista em joelho. No dia-a-dia, Marcondes diz que a cirurgia ortopédica mais comum no Acre é a de ligamento cruzado anterior (lesão do Neymar), menisco e ligamentos colaterais.
É uma cirurgia complexa, mas hoje conseguimos fazer essa cirurgia através de câmeras em dois pontos do joelho, então aumenta a complexidade, mas diminui os fatores de risco envolvidos na operação. Tende a ser uma cirurgia rápida, dependendo do perfil do paciente podemos fazer essa cirurgia de 30 a 40 minutos e geralmente o paciente sai no outro dia já andando com o auxílio de muletas”, diz Marcondes.
Esportes em areia tem elevado número de lesões
A chegada de novas modalidades de esportes no Acre trouxe consigo a popularização de novas lesões. Segundo o ortopedista Marcondes Oliveira, o beach tênis (tênis de praia), por exemplo, como outros esportes praticados em areia, causam sensação de maciez durante a pisada, mas a tração exigida para o esforço pode causar danos.
“A areia, apesar de absorver o impacto da pisada, trava bastante os membros inferiores. Como alguns esportes têm muita rotação de tronco, tendem a forçar a rotação dos tornozelos e joelhos. As principais queixas relacionadas são entorses, fraturas de tornozelo, condropatia patelar (desgaste da cartilagem), e em alguns casos exige um cuidado cirúrgico”, explica o médico.
Assista ao Médico 24 Horas com o Dr. Marcondes Oliveira: