Menu

Jéssica disputará a prefeitura de Cruzeiro do Sul, mas não vai antecipar campanha

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O ex-prefeito Vagner Sales (MDB), explicou ontem ao BLOG sobre a demora da médica e filha Jéssica Sales (MDB), foto, de não ter anunciado ainda, oficialmente, a sua candidatura para a prefeitura de Cruzeiro do Sul. O argumento usado é que uma candidata que aparece nas pesquisas com 70 por cento de aceitação popular não precisa começar a campanha agora, o que será feito no momento certo, nos próximos meses. Para Vagner, o projeto do MDB passa esse ano, principalmente, por eleger os prefeitos de Cruzeiro do Sul e Rio Branco.


NÃO MUDA NADA
Juridicamente, não quer dizer nada as demissões de ocupantes de cargos de confiança citados na Operação Ptolomeu, feitas semana passada pelo governador Gladson. Não ajuda o desfecho do seu julgamento pelo STJ, no dia 22 de fevereiro, porque o inquérito está concluído.


FAZENDO POLÍTICA
A deputada federal Socorro Neri (PP) vai consolidando politicamente seu mandato dentro do casulo do PP. É presença constante em todos os atos partidários importantes e deve conduzir, como presidente do diretório municipal, a eleição em Rio Branco.


VICE DESCARTADO
Por mais de uma vez, Neri descartou qualquer possibilidade de uma composição pela qual o secretário Alysson Bestene (PP) seria o vice da chapa do prefeito Tião Bocalom.


A CAMPANHA VAI COMEÇAR
Entramos no ano eleitoral. Mas as coisas só vão acontecer depois do carnaval (10 de fevereiro), que é quando as alianças serão montadas. Como a candidatura de Alysson Bestene (PP) se encontra em construção, descarte a retirada do seu nome antes de começar o jogo.


O ADVERSÁRIO TEMPO
O principal adversário do candidato Alysson Bestene (PP) a prefeito não é nenhum dos nomes postos, mas saber se chegará em abril com dois dígitos nas pesquisas. Isso sim, será a meta a ser alcançada. E, por isso, tem que pôr desde já o seu bloco na rua.


CONVITE NÃO ACEITO
Embora o ex-secretário de Segurança, Coronel Paulo César, tenha negado ontem ao BLOG comentar sobre um convite feito pelo governador Gladson a voltar ao posto, alegando ter sido uma “reunião de natureza reservada”; tenho informação confiável de que o convite foi de fato feito para o retorno e não aceito.


CONVERSAR SOBRE O PAPAI NOEL
Claro que seria muita ingenuidade alguém imaginar que o governador Gladson chamou o ex-secretário de Segurança, Paulo César, para discutirem sobre a cor da barba do Papai Noel. Na política, tudo vaza.


MULHER NA POLÍTICA
Quem vai disputar uma vaga de vereadora de Rio Branco na eleição deste ano é a Lana Vaz (partido a ser definido). É um nome competitivo, pela forte base que tem no populoso nicho do bairro Calafate.


FORÇAS OCULTAS
Pesquisa fechada na sexta-feira passada por um instituto regional de credibilidade, não foi liberada pelo contratante, devido a pressões de forças ocultas. Trazia o Marcus Alexandre (MDB) liderando.


PAUTAS POSITIVAS
O secretário de Educação, Aberson Carvalho, fechou o ano como o integrante de primeiro escalão do Cameli que mais pautas positivas gerou para a imagem governamental.


SEM MEDO DE ERRAR
Sem nenhum temor de errar: a eleição mais pegada, mais aguerrida, mais belicosa, deve ser a pela disputa da prefeitura de Sena Madureira, em que terá como protagonistas o prefeito Mazinho Serafim e o deputado federal Gerlen Diniz (PP). Vai sair faísca.


MERECIA SER AGRACIADO
O Lula deveria agraciar com uma Moção de Agradecimento o deputado federal Ulysses Araújo (UB), por manter sempre seu nome em evidência ao longo de 2023. Nada melhor para um político do que ter sempre seu nome lembrado, não importando como foi retratado. A pior coisa para um político é quando é esquecido e ninguém fala dele.


TEM QUE SE REINVENTAR
Como a vice-governadora Mailza Assis já disse que disputará o governo em 2026, precisa entrar em 2024 se reinventando na política. Precisa formar um conselho político com pessoas experientes, montar uma assessoria de imprensa, criar pautas populares, e sair do seu mundinho oficial. Posar com o Gladson, fazer poses e sorrisos em atos oficiais, isso não lhe torna popular. Precisar transitar nos grotões da periferia. O jogo da disputa do Palácio Rio Branco de 2026, será para profissionais.


MUITO ORGANIZADA
Já a pré-campanha do senador Alan Rick (UB) é organizada, muito bem divulgada, porque cria pautas positivas que acabam por gerar matérias na mídia. E faz política.


O SISTEMA É BRUTO
Quem não tiver estrutura de campanha, recursos para comprar votos nas suas mais variadas formas (dando em espécie, sacolões, tijolos e etc e etc) nem entre na campanha de vereador, onde o sistema é bruto. Ninguém será eleito pelo saber, mas pelo que poderá oferecer ao eleitor.


CONTINUA POLARIZADA
O primeiro ano do governo Lula mostrou através das pesquisas, o eleitorado brasileiro dividido entre petistas e bolsonaristas. As pesquisas retratam que a diferença de votos entre as duas correntes permanece a mesma da última eleição. A vantagem é que o Lula disputará a eleição no poder, e ele sabe usar como poucos o poder a seu favor numa eleição.


NA PONTA
O médico Rodrigo Damasceno (PP) será um candidato difícil de ser batido na eleição para a prefeitura de Tarauacá. O desgaste da prefeita Néia (PDT) colabora para seu favoritismo. Deu muita gente no ato de lançamento da sua pré-candidatura, semana passada.


VICE DO SONHOS
Um amigo que circula bem no poder revelou ontem ao BLOG que o sonho dos assessores do senador Alan Rick (UB) é ter o deputado Nicolau Júnior (PP) de vice na disputa do governo em 2026. Não duvido da dobradinha.


FRASE MARCANTE
“Amigos sempre se tem se deles não se precisa”. Tito de Barros


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.