Menu

Pesquisar
Close this search box.

Real Time/TV Gazeta: Marcus tem 34% e Bocalom 28%, empatados dentro da margem de erro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Instituto Real Time Big Data, contratado pela TV Gazeta/Rede Record, divulgou nesta terça-feira, 19, uma pesquisa que afere a opinião do eleitor de Rio Branco visando as eleições de outubro de 2024. De acordo com o levantamento estimulado, o candidato emedebista Marcus Alexandre aparece na frente com 34% contra o segundo colocado que é o atual prefeito Tião Bocalom com 28% das intenções de votos.


Na terceira colocação aparece o presidente da FEM e ex-reitor da Ufac, Minoru Kinpara (PSDB) com 12% seguido pelo deputado federal Coronel Ulysses (UB) com 7%. O secretário de governo Alysson Bestene (PP) e o deputado Emerson Jarude (Novo) aparecem empatados com 3%, cada um. A deputada federal Antonia Lúcia (Republicanos) aparece com 1%. Nulo e Branco registraram 7% e não sabem ou não responderam marcou 5%.

Anúncios


Com relação a pesquisa espontanea, onde o eleitor vota em quem quiser, Marcus aparece com 10%, Bocalom tem 7% e Minoru e Jenilson Leite aparecem com 2%, cada. Socorro Neri, Ulysses, Jarude, Jorge Viana e Gladson Cameli aparecem cada um com 1%. 3% dos eleitores votaram em outros candidatos. Nulos e brancos registraram 15% e não sabem ou não responderam marcaram 56%.


Já no quesito de quem seria a segunda opção de voto, caso fosse possível, o eleitor entrevistado assinalou Minoru com 21%, Marcus com 19%, Bocalom com 11%, Jarude com 6%, Ulysses com 5% e Bestene e Antonia Lúcia empatados, ambos com 2%, cada. Nulo e branco 14% e não sabem ou não responderam registraram 20%.


Com relação a rejeição, quando o eleitor afirma não votar de jeito nenhum em um candidato, Bocalom lidera com 39% contra 31% de Marcus Alexandre. Minoru aparece com 11%, Ulysses tem 7% e Antonia Lúcia e Alysson aparecem empatados, ambos com 4%, cada. Jarude aparece como o menos rejeitado, registrando apenas 1%. Não sabem ou não responderam registrou 3%.


A pesquisa ouviu 1.000 eleitores entre os dias 16 e 18 de dezembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiabilidade é de 95%.


COMPARAÇÕES COM A REAL TIME DE OUTUBRO


Em outubro, o Instituto Real Time Big Data divulgou também que Marcus tinha 31% e com a nova aferição de dezembro, pulou para 34%. Já Bocalom, que tinha 27% passou para 28%. Apesar das diferenças, os pré-candidatos estão empatados técnicamente dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais dentro dos dois cenários colocados até aqui. Já Minoru, que registrava anteriormente 13% aparece com 12%. Já o Coronel Ulysses estacionou nos 7% nas duas análises estimuladas. Jarude que tinha 4% passou para 3% e Alysson que tinha 2% passou para 3%. Antonia Lúcia também continua com os mesmos 1% nos dois levantamentos.


A pesquisa Real Time Big Data não leva em conta que na última segunda-feira, 18, Minoru aceitou ser o coordenador o plano de governo de Alysson Bestene, o que isso posiciona a sua candidatura fora do páreo.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido