Categories: Nacional

“CPI das ONGs: Relatório Pede Ação Contra Mauro Oliveira Pires, Presidente do ICMBio”

Por
Da redação ac24horas

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a atuação de organizações não governamentais na Amazônia votará na próxima terça-feira (12), às 11h, o relatório final que pede o indiciamento do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Oliveira Pires. O documento sugere que ele seja responsabilizado pelos crimes de corrupção passiva e de improbidade administrativa.


Apresentado na terça-feira (5), pelo relator senador Márcio Bittar (União-AC), o relatório diz que enquanto Mauro Pires estava afastado do ICMBio, ele prestava consultoria de licenciamento ambiental por meio da empresa Canumã, da qual era sócio. Caso o documento seja aprovado, o pedido de indiciamento será apresentado à Procuradoria da República do Distrito Federal, que poderá ou não acatar a conclusão da CPI.


Além disso, o documento ainda traz a sugestão de seis projetos. Um deles restringe as atuações do Ministério Público que impliquem na paralisação de obras estruturantes e outro, complementar, que altera as regras de licenças ambientais.


Outros dois projetos de lei que estão propostos no documento tratam da regulamentação de atividades econômicas em terras indígenas e do Fundo Amazônia, que recolhe doações para ações de prevenção e combate ao desmatamento no bioma. Também há sugestão de um projeto de lei que prevê regras de transparência e responsabilização na prestação de contas das ONGs. A proposta ainda sugere uma norma que obriga uma quarentena de dois anos para aquele agente público que deseja ocupar a direção ou vaga no conselho consultivo dessas entidades.


Instalada em junho deste ano, a CPI das ONGs realizou 30 reuniões, em que ouviu 28 depoimentos. Entre as pessoas recebidas, estiveram a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; os presidentes do Ibama, Rodrigo Agostinho, e do ICMBio; os ex-ministros Ricardo Salles e Aldo Rebelo; e vários membros de comunidades indígenas e de organizações não governamentais.


Sob a presidência do senador Plínio Valério (PSDB-AM), a CPI também realizou cinco diligências externas, viajando ao Acre (duas vezes), Amazonas, Mato Grosso e Pará. Nessas viagens, a comissão apurou denúncias de comunidades locais sobre abuso de poder de autoridades ambientais e de forças de segurança. (Alex Braga/Agência Estado)


Com informações de O Tempo


Share
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias

  • Cotidiano

Prazo para adesão ao Desenrola Fies foi prorrogado para o dia 31 de dezembro

O prazo para adesão ao Desenrola Fies, programa do Governo Federal que facilita a renegociação…

30/08/2024
  • Cotidiano

Receita Federal paga nesta sexta quarto lote de restituição do IR 2024

Cerca de 5,3 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa…

30/08/2024
  • Cotidiano

Resultados do FGTS serão depositados até este sábado (31)

Termina neste sábado (31) o prazo para o depósito dos R$ 15,2 bilhões em resultados registrados…

30/08/2024
  • Cotidiano

Agosto termina quente e setembro começa acima dos 40ºC no Brasil

Agosto teve diversas variações bruscas de temperatura. A última semana do mês, que começou gelada,…

30/08/2024
  • Cotidiano

Sine oferta 193 vagas de emprego nesta sexta em Rio Branco

O Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine) está disponibilizando 193 vagas de emprego nesta…

30/08/2024
  • Cotidiano

Sexta-feira ensolarada tem chance de pancadas de chuvas no Acre

O Acre terá um dia predominantemente ensolarado, com algumas regiões apresentando nuvens parciais e possibilidade…

30/08/2024