Menu

Acre é o primeiro no país a ter 100% de adesão ao Plano Nacional Aldir Blanc

Foto: reprodução/internet
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A união de todos os fazedores de cultura, com apoio do governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), do escritório do Ministério (MinC) no Acre, do Conselho Estadual de Cultura (ConCultura), e da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), levou o Acre a ser o primeiro no país a ter 100% de adesão à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Isso significa que, o governo estadual e a as prefeituras já garantiram os recursos da maior política cultural da história brasileira.


O presidente da FEM, Minoru Kinpara, destacou o empenho do governador Gladson Cameli para que esse resultado inédito fosse alcançado. “Muito obrigado a todos que tornaram isso possível, governo federal, governo do estado, gestores municipais e, principalmente, aos fazedores de cultura. Isso significa mais apoio, mais recursos e mais vida para a nossa cultura”.


A conquista foi destaque nas redes sociais do Ministério da Cultura, que acompanha a 4ª Conferência Estadual de Cultura realizada em Rio Branco.

Publicidade

O Acre atendeu ao chamado da ministra da Cultura, Margareth Menezes. “Estamos muito felizes pelo envolvimento de todos, principalmente após vivermos anos de tentativa de apagamento do setor cultural no país”, disse o diretor do Sistema Nacional de Cultura, Júnior Afro.


Em comentário no Instagram, a artista Carol Di Deus destaca o envolvimento de todos nessa conquista: “Acre sempre na vanguarda das políticas culturais, entendendo a importância da adesão e participação nos programas federais para a ampliação dos recursos destinados ao desenvolvimento da cultura! Viva nosso Acre, nossos gestores e gestoras municipais e estaduais e nossa sociedade civil atuante, dedicada e interessada!”.


Nesta quinta-feira, 7, e sexta, 8, delegados de todos os municípios participam da 4ª Conferência Estadual de Cultura do Acre, na Usina de Arte João Donato, em Rio Branco, com a discussão e aprovação das diretrizes do Plano Estadual de Cultura, entrega das comendas da Ordem do Mérito Cultural dos anos de 2020 e 2021 e eleição dos delegados e delegadas que representarão o Acre em Brasília, na 4ª Conferência Nacional de Cultura, em março de 2024.


Fonte: Agência de Notícias do Acre


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido