Menu

Ministra retira sigilo de Operação Ptolomeu e determina compartilhamento de informações

Ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nancy Andrighi - Foto: Reprodução
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu por retirar o sigilo do processo que envolve o governador Gladson Cameli no inquérito da Operação Ptolomeu. A decisão é da última quarta-feira, 29, um dia depois da Procuradoria-Geral de República denunciar e pedir o afastamento do chefe do Palácio Rio Branco pelos crimes de peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

“Tendo em vista que o oferecimento da denúncia retrata o cumprimento das medidas investigativas empreendidas na etapa inquisitorial e que o interesse público à informação (art. 93, IX, da CF/88) se sobrepõe, na situação concreta, ao direito à intimidade dos acusados (art. 5°, LV, da CF/88), deve o Estado-Juiz fazer cumprir as diretrizes republicanas eleitas pelo Poder Constituinte originário, já que ausente qualquer exceção capaz de justificar a tramitação sigilosa deste expediente”, frisa a ministra em seu despacho.

Anúncio

A ministra sinaliza em seu despacho que deverá decidir sobre o afastamento de Cameli do cargo de governador ou até mesmo torná-lo réu só após nova análise.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.