Menu

Consórcio agroflorestal com açaí, castanha e seringa será debatido no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O estabelecimento de consórcio agroflorestal envolvendo açaizeiro, castanheira e seringueira é o tema do dia de campo que será realizado produtores e técnicos extensionistas de Assis Brasil e do Projeto Reca, além de brigadistas do Prevfogo/Ibama, na próxima quinta-feira (30) em Epitaciolândia.

De acordo com divulgação do portal da Embrapa na internet, o evento será realizado no Sistema Agroflorestal (SAF) implantado na propriedade do extrativista João Evangelista, localizada no seringal Porvir, colocação São Luiz, na Resex Chico Mendes.

Anúncio

A iniciativa tem como objetivo compartilhar práticas agrícolas para a implantação e manejo de consórcios agroflorestais, bem como informações sobre aspectos financeiros dessa alternativa sustentável de produção.

De acordo com o pesquisador da Embrapa-Acre, Tadário Kamel, o SAF implantado na propriedade do produtor tem cerca de 8 anos e constitui uma experiência de muito aprendizado. O público conhecerá os resultados dessa iniciativa, considerada um caso de sucesso na Reserva Extrativista Chico Mendes, que pode inspirar outros moradores a implementar esse modelo de produção.

“Dependendo da composição dos arranjos é possível produzir e gerar renda no curto, médio e longo prazo. No contexto da agricultura familiar, a principal estratégia de implantação de SAF prioriza culturas agrícolas de ciclo curto nos primeiros anos e, posteriormente, o cultivo de espécies frutíferas nas entrelinhas das espécies florestais”, explica Kamel na divulgação da Embrapa.

Na mesma publicação, o analista da Embrapa-Acre, Márcio Bayma, diz que é fundamental que os produtores conheçam aspectos econômicos desse sistema produtivo. “A partir dessas informações é possível definir a melhor estratégia de condução e estimar os custos e a rentabilidade, conforme a composição do arranjo adotado no SAF”, esclarece.

O dia de campo é uma realização da Embrapa em parceria com a Prefeitura de Assis Brasil e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A atividade faz parte das ações do Projeto BID Embrapa – Inovações para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Brasileira, executadas pela Embrapa com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.