Menu

Exames detectam vírus do Mayaro e Oropouche em seis municípios acreanos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Exames laboratoriais detectaram novos casos do vírus Mayaro e Oropouche em seis municípios acreanos. Os exames foram confirmados pelo Laboratório Central (Lacen), em Rio Branco.

Segundo as análises, o vírus Oropouche foi detectado em Acrelândia, Brasiléia, Manoel Urbano, Porto Acre e Rio Branco. Já o Mayaro em Cruzeiro do Sul e também na capital. As doenças apresentam sintomas bem parecidos com os da dengue, zika e chikungunya, de acordo com especialistas.

Anúncio

Os casos se confirmaram devido às pessoas procurarem a saúde pública apresentando sinais das doenças. Após os exames, o diagnóstico de dengue foi negativo, e, neste momento, os médicos aprofundaram as pesquisas, sendo os novos exames positivos para as febres do Mayaro e Oropouche.

Conheça os sintomas

A febre de Mayaro é transmitida por diferentes mosquitos, principalmente o Haemagogus (principal transmissor do vírus da Febre Amarela). Sendo os principais sintomas a febre, dores musculares e inchaço nas articulações, que podem persistir por meses, além de manchas vermelhas pelo corpo e até náuseas.

Já o vírus do Oropouche é uma doença transmitida por picada de mosquito, que costuma infectar macacos e bichos-preguiça, além de aves silvestres. Seus transmissores são os mosquitos Aedes serratus, Coquillettidia venezuelensis e o Culicoides paraensis, este último conhecido como borrachudo ou maruim. Os sintomas são bem parecidos: febre, calafrios e dor de cabeça.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.