Menu

“Exporta Mais Amazônia vem para fortalecer capacidade das cooperativas”, diz presidente da OCB

FOTO: SÉRGIO VALE
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O presidente das Organizações das Cooperativas Brasileiras (OCB), Valdemiro Rocha, classifica a realização do Exporta Mais Amazônia, evento promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) na Sede do Sebrae, em Rio Branco, como positivo visando a ampliação de negócios.

“Primeiro que nós fizemos um termo, a renovação do termo de cooperação técnica entre a OCB e a Apex Brasil e isso vai garantir que nós possamos participar de eventos, tipo esse que está acontecendo, o Exporta Mais Amazônia, que vem fortalecer a capacidade das cooperativas da Amazônia e, principalmente, no caso do Acre, exportar mais, estarem preparadas para exportar mais, porque a Apex não vai permitir só espaços em feiras nacionais e internacionais, mas ela vai capacitar os recursos humanos dessas cooperativas para que possam colocar seus produtos, principalmente, no exterior”.l, explicou o gestor.

Anúncio

Rocha cita que a chegada de empresários de 20 países cria um.ambiente propício para as cooperativas acreanas. “Se pegarmos, por exemplo, a Cooperacre e outras cooperativas que já exportam para mais de 10 países, eventos dessa natureza, trazendo empresários de mais de 20 países para negociarem e conhecerem o negócio cooperativo, isso causa uma maior sinergia e uma maior integração entre quem quer exportar e entre quem quer comprar os nossos produtos”, disse.

O representante afirmou que a maioria das cooperativas do Acre já estão vinculadas à OCB e com o termo de cooperação técnica entre OCB e Apex, será permitido que a cooperativa seja preparada, tanto em termos de documentação quanto em termos de know-how.

O Programa Exporta Mais Amazônia é uma iniciativa inédita da ApexBrasil para ampliar as exportações da região Norte, em especial de produtos compatíveis com a floresta e de empresas da Amazônia brasileira.

O programa possui dois eixos: gerar oportunidades de negócios para a agricultura familiar, cooperativas e empresas, por meio de rodadas internacionais de negócios; e oferecer uma política estruturada de promoção das exportações de empreendimentos do Norte, por meio das Mesas Executivas de Exportação. Nas Rodada de Negócios, dias 27 e 28, serão 34 empresas de 5 estados do Norte negociando com 20 compradores de 15 países.

Em paralelo, o evento “Diálogos Exporta Brasil” busca sensibilizar autoridades e empresas locais para a cultura exportadora, debatendo oportunidades e desafios para a exportação e discutindo como podemos ampliar a participação de mulheres nos negócios internacionais.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.