Menu

Cooperacre quer ampliar exportações para mais países com apoio da Apex

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O lançamento do Exporta Mais Amazônia neste sábado, 25, abre a oportunidade de uma série de negócios com 20 grandes empresários de pelo menos 15 países e na busca de ampliar mercado, o superintendente da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre), Manoel Monteiro, é um dos grandes entusiastas da iniciativa. Ele participa de um painel onde apresenta a experiência, os empreendimentos e o modelo de negócios da Cooperacre.

“É um programa maravilhoso. Essa iniciativa que o Jorge tá fazendo, de andar o Brasil inteiro com esse programa e muito importante para as empresas, principalmente da região Norte, que tinham menos oportunidades, por estarem em um lugar de logística mais difícil, e a gente entende que vai dar muito certo para nós, da Cooperacre, e para os outros também”, disse o representante da Cooperativa que já exporta produtos para 10 países, entre eles, os Emirados Árabes Unidos; Estados Unidos; Itália; Reino Unido; Holanda; Kuwait; Lituânia; Rússia; Chile; Filipinas.

Anúncio

Monteiro acredita que deverá ter uma ampliação dos negócios com o evento promovido pela Apex Brasil. “Sim, com certeza vamos ampliar. A gente vem recebendo pessoas de outros países na nossa rede de cooperativas, visitando as nossas indústrias, e com certeza vamos ampliar a nossa venda, tanto no mercado local quanto no mercado externo”, disse o gestor, enfatizando que atualmente 50% do que é produzido pela Cooperacre vai para fora do país.

A Cooperativa trabalha com o beneficiamento da castanha-do-Brasil, borracha, polpa de frutas, palmito de pupunha e com café, defendendo o desenvolvimento sustentável aliado à preservação da diversidade natural e cultural da Amazônia. Em 2022, a Cooperacre movimentou mais de R$ 38 milhões em bioeconomia, beneficiando diretamente cerca de quatro mil famílias.

O Programa Exporta Mais Amazônia é uma iniciativa inédita da ApexBrasil para ampliar as exportações da região Norte, em especial de produtos compatíveis com a floresta e de empresas da Amazônia brasileira.

O programa possui dois eixos: gerar oportunidades de negócios para a agricultura familiar, cooperativas e empresas, por meio de rodadas internacionais de negócios; e oferecer uma política estruturada de promoção das exportações de empreendimentos do Norte, por meio das Mesas Executivas de Exportação. Na Rodada de Negócios, dias 27 e 28, serão 34 empresas de 5 estados.

Cooperativas participam do evento

Mais de 20 cooperativas do Acre participam do evento de lançamento do Exporta Mais Amazônia. São cooperativas dos ramos da agricultura familiar, agroextrativista, trabalho e produção, bens e serviços, que atuam nas cadeias produtivas da castanha, borracha, açaí, farinha, café, frutíferas, leite, entre outras.

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) selaram acordo cooperação técnica em 2020, renovado este ano, com objetivo de promover as exportações do cooperativismo, por meio de intercâmbio de informações, promoção comercial e qualificação das cooperativas para exportação.

Em 2022, as 73 cooperativas apoiadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) exportaram diretamente US$ 7,4 bilhões, o que representa 2,2% do total de exportações brasileiras. O número é significativo, mas ainda abaixo do potencial dos cooperativados, que representam 10% da população brasileira. Com o intuito de estimular a internacionalização do setor, a ApexBrasil e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) assinaram um novo Acordo de Cooperação técnica entre as instituições.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.