Menu

Tarifa de energia deve aumentar mais de 20% a partir de 13 de dezembro no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Durante a tribuna popular proposta pelo vereador Célio Gadelha (MDB), na Câmara Municipal de Rio Branco, nesta quarta-feira, 22, o presidente do conselho tarifário de energia elétrica no Acre, o radialista Ivan de Carvalho, contou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deverá reajustar em 22,07% as tarifas da Energisa no Acre e que o reajuste já deve ocorre no início deste mês de dezembro.

Segundo o representante, os novos valores passam a valer a partir de 13 de dezembro. Carvalho contou que durante uma audiência pública com a presença da de membros da Aneel no último dia 5 de outubro, ficou deliberado o reajuste que leva em conta o débito da empresa no país, que ultrapassa os R$ 334 bilhões. Somente no Acre, Ivan revelou que a empresa investiu mais de R$ 2 bilhões. “Temos que tomar providências em relação a isso”, explicou.

Anúncio

Vereador Célio Gadelha (MDB) atrás, e Ivan de Carvalho na frente com fala na tribuna da Câmara – Foto: Jardy Lopes

O assunto gerou descontentamento entre os vereadores Samir Bestene, Lene Petecão e Célio Gadelha, autor do requerimento da tribuna popular. Gadelha contou que já fez a proposição de uma comissão em defesa dos consumidores da energia elétrica. “Temos que melhorar essa situação”, destacou.

De acordo com a agência, para os consumidores atendidos em alta tensão, como as indústrias, o reajuste médio proposto é de 27,31%. Já para os conectados em baixa tensão, grupo que inclui os residenciais, é de, em média, 20,86%. Para os consumidores residenciais, o aumento previsto é de 20,55%.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.