Menu

Cruzeiro do Sul decreta situação de emergência pela praga da mandioca

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O prefeito de Cruzeiro do Sul em exercício, Henrique Afonso, decretou nesta terça-feira, 17, situação de emergência em decorrência da praga da lagarta mandarová, que já atinge o roçado de mandioca de mais de mil propriedades rurais do município. A publicação será feita no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira, 18.

Ele reuniu na sede da prefeitura representantes da EMBRAPA,UFAC, IFAC e do Governo do Estado para anunciar a medida e discutir ações estratégicas de apoio aos agricultores. Na segunda-feira, 16, esteve em várias propriedades atacadas pela lagarta.

Anúncio

“A situação é de emergência porque a lagarta afeta diretamente a produção da farinha de mandioca e a economia de Cruzeiro do Sul. Corremos o risco de perder 50 % da produção da farinha, o que vai gerar perda de arrecadação, vai impactar nosso Produto Interno Bruto (PIB). O prefeito Zequinha Lima e o senador Alan Rick vão ao Ministério da Agricultura porque precisamos de apoio e de um Plano de Ação para reverter essa situação que antes acontecia a cada 4 anos e agora é anual”, enfatizou Afonso, citando a necessidade urgente de os produtores terem acesso a orientação técnica e insumos para controlar a praga.

Perdas

Grande parte dos agricultores de Cruzeiro do Sul pratica a monocultura, tendo a mandioca como único item agrícola produzido. A mandioca então vira farinha, biscoito e outros itens, que movimentam a economia do município.

Nos Ramais da Branca e Ramal 2, da BR-364, em Cruzeiro do Sul, a lagarta se espalha por centenas de propriedades e os produtores relatam prejuízos e desespero.

“Os prejuízos são muitos, desde a diminuição da quantidade da macaxeira, até a qualidade do produto. A gente praticamente tem perda aí na roça madura de 50%, 60%. Na roça nova, você tem, se for a roça pequena, perda de 100%. É perda total”, disse o agricultor Carlenilson Carneiro Leão.

“Assim como tem os auxílios de pesca, os auxílios sobre alagação, essas coisas, que venha a ter também para a praga da lagarta”, completou.

Números da mandioca

Cerca de mil toneladas de farinha são produzidas por mês em Cruzeiro do Sul e o item já é vendido em várias partes do Brasil. O município é responsável por 42 % da mandioca produzida no Acre. O faturamento bruto da Farinha de Mandioca foi de R$ 55 milhões no Vale do Juruá em 2022.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.