Categories: Blog do Crica Editorial Notícias

Saindo do debate recorrente entre as quatro paredes

Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

A decisão conjunta do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Gonzaga (PSDB), e do primeiro secretário deputado Nicolau Junior (PP), de fazer uma Audiência Pública em Cruzeiro do Sul, para ouvir as reivindicações dos moradores da região do Juruá, é antes de tudo democrática, porque tira os debates legislativos das quatro paredes da ALEAC. O que se espera, para não ficar só na boa intenção, é que essas reivindicações sejam encaminhadas ao governo e venham a ter uma solução. Isso é o que mais importa do ato acontecido ontem no Juruá.


CONTINUA POLARIZADO
O Lula não consegue avançar na popularidade, que continua no patamar da sua votação, um pouco acima da extrema-direita. Muitas viagens internacionais, preços dos combustíveis e desastres climáticos pelo país (sem a devida resposta), são apontados pelos analistas como causas da sua avaliação negativa bater na casa dos 30%.


CENÁRIO UM
Neste cenário um já começa a tomar contorno um quadro para 2026, com a vice-governadora Mailza Assis disputando o governo, e como candidatos ao Senado Gladson Cameli (PP) e Sérgio Petecão (PSD).


CENÁRIO DOIS
E, o cenário dois de 2026 se apresenta com o senador Alan Rick (UB) para o governo, tendo como candidatos ao Senado Márcio Bittar (UB) e Tião Bocalom (possivelmente pelo PL).


DOBRADINHA POLÍTICA
A vice-governadora Mailza Assis e a deputada federal Socorro Neri (PP) estão fazendo uma dobradinha política. Ambas têm sido presentes nos lançamentos de todos os pré-candidatos ao PP. Plantando para 2026.


PSDB ACÉFALO
Não bastasse ser hoje no estado uma sigla sem estrutura para bancar candidaturas majoritárias; no plano nacional o PSDB está acéfalo como partido, depois que a justiça anulou a eleição do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. No Acre, o PSDB tem apenas o deputado Luiz Gonzaga (PSDB).


O CARISMA SUPERA
Politicamente, não há como explicar. O governo do Gladson não resolveu o básico de promover emprego e renda; mas quando se trata de avaliação do governador, sua aceitação popular vai lá para cima. Em suma: o governo não é essa Coca-Cola toda em ações, mas o governador é altamente popular. O carisma supera a falta de obras.


CISCANDO PARA DENTRO
Em candidatura majoritária se cisca para dentro. Quanto mais cabra, mais cabrito. Popularmente, isso explica a aliança em andamento entre o governador Gladson e o grupo do senador Sérgio Petecão (PSD), para disputar a PMRB.


A COMIDA VEM DO CAMPO
A cobrança do deputado Clodoaldo Rodrigues (REPUBLICANOS) para que o governo faça mais investimentos na agricultura familiar, tem todo sentido, a comida nossa de cada dia vem do campo.


NÃO PENSA NA VICE
Um importante assessor do senador Sérgio Petecão (PSD) disse ontem ao BLOG que, a aliança com o grupo do governador Gladson não mira em indicar o vice na chapa de Alysson Bestene (PP) para prefeito, mas de firmar compromissos para 2026.


O QUE SOMOU?
Esse assessor cita como exemplo o PSD ter a vice-prefeita do prefeito Tião Bocalom. “O que isso nos ajudou na campanha? Em nada, puxou para baixo”, justificou o seu raciocínio.


DIFERENCIAL NA CAMPANHA
O Marcus Alexandre (MDB) tem um diferencial na sua campanha para prefeito de Rio Branco: ser conhecido nas áreas urbana e rural, e fazer visitas rotineiras às lideranças locais.


NOIVO ENGANADOR
O senador Sérgio Petecão (PSD) é visto pelos cabeças brancas do MDB, como um noivo enganador, que deixou a noiva (MDB) no altar e se casou com a outra (PSD). E nem avisou o padre.


AVALIAR O QUADRO
O deputado Nicolau Junior (PP), antes de entrar de cabeça na campanha para a prefeitura de Cruzeiro do Sul, apoiando um candidato a prefeito, vai esperar o resultado das pesquisas do próximo ano. Não quer vincular seu nome a uma candidatura fadada a ser derrotada. É o que escutei.


SAIR DO PURGATÓRIO
Vencer a eleição para as prefeituras de Cruzeiro do Sul e Rio Branco, é o passaporte com o qual sonham as lideranças do MDB, para tirar o partido do longo purgatório do poder.


NINGUÉM É INGÊNUO
A vice-governadora Mailza Assis só fez o movimento para conseguir uma aliança com o senador Petecão (PSD), porque teve o aval do Gladson. Ninguém é ingênuo para pensar o contrário.


É QUEM VAI DECIDIR
Quando perguntado sobre que cargo disputará em 2026, o deputado Nicolau Junior (PP), sai sempre pela tangente: “O Gladson é quem vai decidir”.


PONTO POSITIVO
O fumaceiro na cidade ter sido menos intenso que em anos anteriores, muito se deve ao fato da prefeitura de Rio Branco tem feito um eficaz trabalho preventivo na área urbana e rural do município.


HONRARIA BANALIZADA
Ninguém pode se orgulhar hoje de ser detentor da comenda da Ordem da Estrela do Acre, porque nada foi mais banalizado que a sua distribuição.


COMO SÃO TOMÉ
Alguns dirigentes do MDB sempre se referem a uma candidatura da médica Jéssica Sales (MDB) para a prefeitura de Cruzeiro do Sul, com muita parcimônia. Como São Tomé, querem antes ver para depois crer.


LONGO TEM RAZÃO
O deputado Pedro Longo (PDT) analisa com cautela as acusações contidas nas investigações da operação Ptolomeu. De fato, não se pode apontar o dedo para ninguém antes de uma condenação judicial.


SEGURANÇA IMPORTA MAIS
Distribuir brinquedos leva a alegria para a criançada, mas o que os moradores da Cidade do Povo mais querem é viver em segurança, e deixar de ser um bairro violento.


DEU NA VEJA
“Com mais de 1000 páginas, o relatório final da CPMI do 8 de janeiro, mantido em sigilo por Elziane Gama (Relatora), vai citar o Alto Comando do Exército e Jair Bolsonaro como grandes responsáveis pelo ataque golpista em Brasília”.


NÃO SE MATA IDEOLOGIA
Israel pode desarticular e matar os comandantes do Hamas, mas jamais vencerá a guerra. Por um dado simples: estão lutando contra uma causa, uma ideologia (cruel) de um povo; e ideologia e causa não se derrota pelas armas. Sempre surgirão novos militantes do Hamas. E novas guerras virão. Assim tem sido em Gaza. E, assim continuará.


FRASE MARCANTE
“É impressionante como o comunismo dá ibope, né? Já que 99% das pessoas que falam nem sabem o que é comunismo. Aqueles que sabem, sabem que não existe mais comunismo, a China é comunista, né? É mais capitalista que nós”. Alexandre de Moraes, ministro do STF.


Share
Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

Recent Posts

Lutador acreano de MMA vai em busca de cinturão de evento em Cancún, no México

Em mais um Pôdicast, o lutador acreano de MMA Thomas Bryan, de 24 anos, conversou…

08/05/2024

Athletico-PR goleia Rayo Zuliano na Venezuela e avança às oitavas da Sul-Americana

O Athletico-PR garantiu a classificação às oitavas de final da Copa Sul-Americana nesta quarta-feira, ao…

08/05/2024

A Grande Conquista: Ex-paquita reclama de lixo no chão e cueca no ralo

Cátia Paganote, que fez parte do primeiro grupo das paquitas de Xuxa Meneghel, reclamou das…

08/05/2024

Nível do Guaíba começa a descer, mas ainda está 2m acima do limite

O nível do rio Guaíba, no Rio Grande do Sul, desceu para 5,09 metros, às…

08/05/2024

Senado aprova seguro obrigatório para indenizar acidentes de trânsito

O projeto de lei complementar (PLP) 233/2023, que cria um novo seguro obrigatório para donos…

08/05/2024

Empresários do Ceará visitam a ZPE e estudam investimento em Rio Branco

Uma comitiva de empresários de Fortaleza–CE, estiveram reunidos com o prefeito de Rio Branco, Tião…

08/05/2024