Categories: Destaque 1 Notícias

No Acre, 56 mil crianças vivem em nível “extremo” de privação de renda, diz Unicef

Published by
Edmilson Ferreira

O estudo “Pobreza Multidimensional na Infância e Adolescência no Brasil”, realizado pelo Unicef com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC) Anual, dos anos 2016 a 2022, mostra que as crianças e adolescentes de 0 a 17 anos do Acre estão as sete que (levando em conta a situação de cada Estado) que mais sofrem privações relacionadas à renda, educação, informação, água, saneamento e moradia.


Como exemplo, o  Unicef traz um alerta que deve fazer a sociedade acreana refletir sobre soluções à estiagem: 20,15% das crianças e adolescentes  do Estado são privados de água potável  e um grupo de 86,9 mil vivem em privação extrema de saneamento básico.


Mas, muito além desse direito básico, 63,41% são privadas do saneamento básico; 56,28% de renda, sendo 19,20% (um contigente que pode chegar a 56 mil crianças e adolescentes)  em privação considerada ´extrema´, ou seja: são muito pobres. Ainda segundo o Unicef,   17,21%  são privadas de moradia;  e,12,04% da informação  -e aquele que pode ser realmente um drama para o futuro desses jovens: 16,28% são privados da educação, sendo que para 4,2% a privação alcança níveis extremos.


No geral,  83,9% das crianças e adolescentes acreanos sofrem pelo menos uma dessas privações, segundo os dados de 2022. Em 2019, eram 84,7%. Apesar da queda, os números atuais mostram que milhares de crianças e adolescentes acreanos continuam vivendo em condições muito precárias.


Adicionalmente, utilizando a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2017/18,  a pesquisa do Unicef avalia uma outra dimensão, a de alimentação, que é aplicada às edições da 5ª Entrevista da PnadC Anual.


Além de mapear as múltiplas dimensões da pobreza – alimentação, renda, educação, moradia, água, saneamento e informação –, o estudo categoriza as privações em intermediária (acesso ao direito de maneira limitada ou com má qualidade) e extrema (sem nenhum acesso ao direito), de acordo com critérios como faixa etária, dados disponíveis e legislação do País.


O relatório do Unicef pode ser acessado aqui


Share
Published by
Edmilson Ferreira

Recent Posts

Discussão de sexo dos anjos

CONTINUA no cenário das discussões mais acaloradas sobre quais serão os candidatos a vice do…

19/05/2024

Homens ganham até 3,9 vezes o salário de mulheres na mesma ocupação

No Brasil, a hora de trabalho de um homem no cargo de diretor financeiro pode…

19/05/2024

Empresa pode pedir localização do celular de funcionário, decide TST

Em uma decisão polêmica, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) autorizou uma empresa a ter…

19/05/2024

Apenas 40% dos brasileiros fazem atividades físicas, diz estudo

Um estudo divulgado pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças…

19/05/2024

Gabigol admite que usou camisa do Corinthians, pede desculpas e diz que quer renovar contrato

Gabigol, atacante do Flamengo, pediu desculpas à torcida rubro-negra depois que vazou nas redes sociais…

19/05/2024

IR 2024: veja o passo a passo da declaração para empreendedores

Tarefa anual para grande parte da população, a declaração do Imposto de Renda pode gerar…

19/05/2024