Menu

Escola SESI realiza intercâmbio cultural com os alunos do Novo Ensino Médio

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com o objetivo de proporcionar aos alunos do 2º ano do Novo Ensino Médio a vivência e o contato com a língua espanhola e a cultura boliviana presente e viva na região de fronteira com o Acre, a Escola SESI realizou, no dia 7 de outubro, o 1º Intercâmbio Cultural de Língua Espanhola.

Idealizado pelo professor de Língua Espanhola, Rafael Hermógenes, com o apoio da coordenadora Fernanda Nóbrega e da diretora, Maria Regiana Araújo, o projeto foi desenvolvido em parceria com docentes das áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática e Educação Física.

Anúncio

Saindo de Rio Branco, os alunos foram até a cidade de Cobija, capital do departamento de Pando, que faz fronteira com o município acreano de Brasileia. “Foi uma oportunidade de imersão daquilo que estudamos ao longo do ano. Sair das páginas dos livros e vivenciar na prática é uma experiência ímpar. Os estudantes puderam observar que a língua espanhola possui uma função social, cultural e política muito importante. Eles realizaram interações na área de comércio e mercados, tiveram diálogos e conversações reais com nativos e isso agrega uma riqueza de conhecimento”, comentou o professor Rafael Hermógenes.

O docente ressaltou que professores de outras áreas também tiveram um papel fundamental na execução do projeto. “Cabe ressaltar que o espaço que a Escola SESI está dando para que o Espanhol seja trabalhado em sua plenitude é primordial, pois vivemos em uma região de fronteira, cercados por imigrantes, e a nossa instituição entende a importância do ensino e aprendizagem da língua espanhola. Incentivar ações como essa é fazer valer a pena a real função de aprender uma língua estrangeira”, destacou.

Participante do intercâmbio, o aluno João Victor Pereira da Rocha, do 2º ano do Novo Ensino Médio, diz que a experiência foi incrível. “Pude conhecer novos lugares, culturas, pessoas, comidas típicas e pontos turísticos. Foi um choque cultural, pois me deparei com arquiteturas e um sistema de trânsito diferentes. Ao passear por lá, encontrei várias pessoas que falavam uma língua diferente da minha e pude colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas de espanhol, me comunicando com a população local. A visita me proporcionou um crescimento pessoal e profissional, além de ter me dado a oportunidade de fazer amizades e criar memórias que levarei para a vida toda”, ressaltou o estudante.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.