Categories: Blog do Crica Editorial

Mailza reforça candidatura de Alysson e joga água no chopp do prefeito Bocalom

Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

A entrevista da vice-governadora Mailza Assis, essa semana para a imprensa, e repercutida com publicações em vários órgãos de comunicação, foi como um balde com água fria na esperança do prefeito Tião Bocalom de disputar a reeleição pelo PP. Mailza lembrou que Bocalom não foi fiel ao PP, ao não apoiar na última eleição a chapa formada pelo Gladson a governador e que tinha ela como vice. Isso o deixa sem condição de colocar seu nome para ser o candidato do partido a prefeito da Capital.


A sua fala, indiretamente, também, foi um recado para o candidato do PSDB, Minoru Kinpara, que tem ensaiado ser candidato numa espécie de Plano B, de que não tem espaço para os tucanos na cabeça de chapa. Por outro lado, a entrevista de Mailza foi uma declaração de que o PP se encontra unido em torno da candidatura a prefeito do secretário Alysson Bestene (PP), que segundo ele, representa o que pensam todas as correntes do PP.


TIRA O FOCO


A entrevista da vice-governadora Mailza Assis serviu ainda para mostrar que a rejeição pelo PP da candidatura do prefeito Bocalom, não é exclusiva da presidente do diretório municipal, deputada federal Socorro Neri(PP). É uma opinião partidária.


UNIÃO EM BRASILÉIA


Ninguém descarte que na eleição do próximo ano para a prefeitura de Brasiléia, o grupo Dêda\Deputada Maria Antônia (PP) se una com o grupo da ex-prefeita Leila Galvão (MDB), em torno de uma candidatura única.


NÃO FEDE E NEM CHEIRA


A filiação do ex-prefeito Rodrigo Damasceno no PP, para a disputa da prefeitura de Tarauacá, não fede e nem cheira para somar votos. Ele é forte em que partido estiver filiado. Foi mais um ato para ser agradável ao governador Gladson Cameli.


OUTRO A ABANDONAR


Rodrigo Damasceno já foi prefeito de Tarauacá, quando o PT estava no poder. Foi outro a abandonar o PT, depois que esse perdeu o poder no estado.


É OUTRA CONVERSA


Ser um craque em ganhar eleição em Sena Madureira, é uma coisa. A outra é o prefeito Mazinho Serafim manifestar que disputará o governo em 2026, por um partido sem grande expressão no estado, como o PODEMOS. Teria que construir um grande arco de alianças.


SUBIR NAS PESQUISAS


O sentimento existente hoje dentro da cúpula do PP é de que espera ao longo da campanha, com as alianças que vão construir, fazer a
candidatura de Alysson Bestene (PP) subir nas pesquisas e se tornar competitiva.


ABERTO PARA ALIANÇAS


O deputado João Correia (MDB), um dos mais influentes membros da ala das cabeças brancas do partido, disse ontem em uma entrevista para o programa da TV-RIO BRANCO, “Tribuna Livre”, que ainda vai ao ar, que o partido espera o PSD se manifestar sobre a aliança proposta em torno da candidatura do Marcus Alexandre (MDB) para a PMRB, mas que se encontra aberto a conversas com outros partidos.


NÃO MINIMIZEM O BOCALOM


Não minimizem a inteligência do prefeito Tião Bocalom sobre essa questão do PP. Ele sabe que, hoje, não tem espaço no partido para disputar a reeleição pela sigla, mas ao levar o seu nome até os 45 minutos do segundo tempo da data final para filiações, 5 de abril do próximo ano, ele deixa o seu nome como uma cunha no PP, que impede o partido de dizer que tem um candidato único a prefeito de Rio Branco.


NÃO VEJO OUTRA PORTA


Numa avaliação lógica, a tendência é que o prefeito Tião Bocalom deve disputar a reeleição pelo PL, dominado no estado pelo extremista de direita, senador Márcio Bittar (UB), com quem vem conversando sobre o assunto.


FOME COM VONTADE DE COMER


Entrar no PL, para o prefeito Tião Bocalom, é como unir a fome com a vontade de comer. Se identifica ideologicamente com o partido, e se ganhar a eleição para a PMRB, formará uma dobradinha ao Senado, com o senador Márcio Bittar (UB), em 2026.


MP TEM QUE AGIR


Por tudo o que já se viu publicado e denunciado por setores da imprensa, a eleição para o Conselho Tutelar teve uma descarada compra de votos na capital, com políticos patrocinando candidaturas. O Ministério Público não pode deixar isso passar em branco e sem investigar. A compra de votos, pelo que se viu, não contaminou só as eleições legislativas. E com direito a publicações nas redes sociais.


SERÃO DETERMINANTES


A eleição para a prefeito só começará a ir com mais ênfase para o debate popular, depois do carnaval, em fevereiro. Será também quando as pesquisas começarão a dar um retrato mais fiel de como será a campanha.


DEU UMA RECUADA


Quem deu uma recuada na sua ação no parlamento, foi a deputada Michelle Melo (PDT). Ainda andou ensaiando fazer oposição ao governo, mas entrou em período de silêncio.


ERRO DE AVALIAÇÃO


É um erro de avaliação se jogar com a hipótese que o prefeito Tião Bocalom está fora do jogo de disputa da PMRB, no próximo ano. Vai disputar no cargo e ainda tem um ano de mandato.


CONTINUA POPULAR


O governador Gladson Cameli não tem mais o alto número de aceitação popular que teve no primeiro mandato, quando ficou com a ciência e desprezou os que queriam curar o Covid com o placebo cloroquina; mas as pesquisas mostram que ele ainda continua popular.


SEM BOLA DE CRISTAL


Não tenho um temor de afirmar que, dificilmente, uma das duas vagas para o Senado, em 2026, ficará com o Gladson Cameli. Não é preciso ter bola de cristal para prever o desfecho, é só olhar os adversários que deve enfrentar, em tese, mais fracos que ele.


FRASE MARCANTE


“Quem procura amigos sem defeitos acaba ficando sem nenhum”. Ditado turco.


Share
Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

Recent Posts

Disputas de egos contamina o processo eleitoral prejudicando a população 

O eleitorado do Acre está buscando compreender as ações dos líderes políticos que os representam,…

06/05/2024

Resultado final do concurso da prefeitura será publicado hoje

Os aprovados no resultado final da prova objetiva do concurso público da prefeitura de Rio…

06/05/2024

O Rio Grande, Madonna e Marina Silva – um show de horror 

Enquanto a esquerda brasileira que não foi ao Rio de Janeiro grudava na TV para…

06/05/2024

Servidores do Igesac alegam morosidade no envio de informações: “atrasa transição para Sesacre”

Os mais de 800 servidores do Instituto de Gestão em Saúde do Acre (Igesac), antigo…

06/05/2024

Segunda-feira de sol com temperatura de até 35ºC no Acre

A temperatura não muda e o sol predomina durante toda a semana em todo o…

06/05/2024

Bancos quebrados, ferros expostos e estrutura danificada: ônibus ameaça segurança de usuários em Rio Branco

Imagens impressionantes feitas na última sexta-feira, 3, por uma usuária do ônibus na linha IFAC/UFAC…

06/05/2024