O deputado federal Zezinho Barbary (PP) recebeu na manhã desta quinta-feira 05, os prefeitos Bené Damasceno, de Porto Acre, Rosana Gomes, de Senador Guiomard, Mauro Ribeiro, do Jordão, e Manoel Maia, de Capixaba. O encontro foi realizado no gabinete parlamentar, na Câmara dos Deputados, no momento em que o deputado acreano realiza encontros com o objetivo de colocar o mandato à disposição dos municípios e discutir a destinação de emendas para o orçamento de 2024.
“Quero dizer da alegria que é receber os prefeitos acreanos. Prá mim, que fui vereador e prefeito, é um prazer recebe-los e fazer parte dessa discussão de melhorias para os municípios. Daqui a alguns dias faremos a distribuição das emendas individuais impositivas e de bancada e, mesmo sendo da região do Juruá para onde destinarei a maioria dos recursos, não deixarei de contemplar os 22 municípios acreanos, inclusive o Governo do Estado” – afirmou o deputado.
Na opinião de Barbary, o Estado e os municípios dependem muito dos recursos federais adquiridos pelos parlamentares e, portanto, se faz necessária que a distribuição das emendas seja discutida e priorizada pela população.
Aliada às emendas que serão apresentadas ao orçamento do próximo ano, o deputado Zezinho Barbary celebrou a aprovação do projeto de lei, pelo Senado, que prevê a compensação de estados e municípios pela queda de arrecadação no Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
De acordo com o parlamentar, diante de tantas dificuldades que os municípios brasileiros estão passando devido às perdas de arrecadação em 2023, a aprovação do projeto de lei não deixa de ser uma boa notícia, uma vez que o Governo irá fazer a reposição para que nenhum Estado ou município receba menos recursos que em 2022. “Com certeza irá dar uma desafogada na situação, principalmente dos municípios que estão enfrentando uma série de dificuldades. É claro que não será suficiente porque os problemas são graves, mas essa reposição virá para amenizar a situação difícil que os municípios brasileiros estão enfrentando” – disse o deputado.