Menu

SEMA deve chegar a Marechal Thaumaturgo hoje para avaliar água do Rio Amônia e morte de peixes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente do Acre (SEMA) deve avaliar a qualidade da água no Rio Amônia, no município de Marechal Thaumaturgo, nesta terça-feira, 3. A informação foi confirmada ao ac24horas pela assessoria de comunicação do órgão ambiental.

Desde a última sexta-feira, 29, moradores do Rio Amônia, incluindo indígenas Ashaninka, encontram peixes mortos no manancial, nas praias e barrancos. O Amônia deságua no Rio Juruá em frente ao município de Marechal.

Anúncio

“A Secretaria do Meio Ambiente designou uma equipe de Rio Branco para realizar a avaliação da qualidade da água no Rio Amônia, para que se possa ter dados mais precisos sobre a situação local. Há a previsão de que a equipe chegue ao município até esta terça-feira, 3, uma vez que será deslocada de avião, haja vista a dificuldade de deslocamento devido o nível das águas”, explicou a Sema.

O morador José Mendes, que fez o vídeo dos peixes mortos boiando, alertou a comunidade sobre a qualidade da água na região. Ele diz que a causa da morte dos peixes pode ser veneno, a temperatura da água ou o resultado de desmatamento.

É do Rio Amônia que o Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) capta água e distribui para os moradores de Marechal Thaumaturgo, onde vivem 17 mil pessoas.

Fotos: em vídeo nas redes sociais os indígenas mostram os peixes mortos na praia

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.