Mais de duas mil pessoas votaram neste domingo, 1º, para eleger os novos conselheiros tutelares do município de Xapuri. A votação ocorreu no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Acre, IFAC, sem o registro de ocorrências relevantes.
No município, são 13 os candidatos que passaram por todas as etapas que antecedem a escolha dos 5 conselheiros titulares e dos 5 suplentes. Todas as pessoas a partir de 16 anos, que tenham inscrição na zona eleitoral da cidade, puderam votar.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Thiago Fabrício, o processo foi considerado tranquilo, apesar de ter havido grandes filas nos locais onde estavam disponibilizadas as cinco urnas.
Apesar da tranquilidade, algumas ocorrências de ilegalidades foram registradas e serão apuradas até a próxima sexta-feira, 6, pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Ministério Público.
“Dois veículos com transporte irregular de eleitores e 18 denúncias em geral, que serão analisadas durante a semana”, informou o presidente”, informou Thiago Fabrício, que dirige o CMDCA no mandato de vai de 2023 a 2025.
Em Xapuri, os candidatos eleitos foram:
1° – Jennifer Maria Rodrigues Pinheiro
2º – Sandra Maria Ribeiro de Lima
3º – Cilenilce Nogueira do Nascimento
4º – Júnia da Silva Santos
5º – Amanda Patrícia da Silva Galvão
Sobre os Conselhos Tutelares
Os Conselhos Tutelares são órgãos permanentes e autônomos, ou seja, uma vez criados, não podem ser extintos e subordinados a quaisquer outros órgãos estatais. Instituídos pela Lei 8.069, no dia 13 de julho de 1990, foram criados junto ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) como a instituição encarregada pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente definidos no ECA.