Menu

Pesquisar
Close this search box.

Sema diz que aquecimento das águas pode ter ocasionado mortes dos peixes em rio no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Neste domingo, 1, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente – Sema, emitiu Nota esclarecendo que acompanha a situação da morte dos peixes no Rio Amônia que deve ter como causa o aquecimento das águas do manancial.n A Nota, assinada pela titular da Sema, Julie Messias, cita que uma equipe já foi designada para avaliar a qualidade da água no Rio Amônia, para levantar dados mais precisos da situação local.


Julie Messias diz que o Acre sofre o mesmo problema de outros Estados da Amazônia. ” Infelizmente não é um caso isolado e outros estados da Amazônia também enfrentam a mesma situação, o que vem sendo debatido na Sala de Crise da Região Norte, da Agência Nacional de Águas – ANA, a qual integramos por meio da nossa Sala de Situação, com monitoramento hidrometeorológico, da qualidade do ar, queimadas e outros”, citou a Nota, que não detalha a data da ida da equipe da Sema até o Rio Amônia, no município de Marechal Thaumaturgo.

Anúncios


Na última sexta-feira, 29, moradores do Rio Amônia mostraram em um vídeo, vários peixes mortos no Rio Amônia, que deságua no Rio Juruá em frente ao município de Marechal Thaumaturgo.


O morador José Mendes, que fez o vídeo dos peixes mortos boiando, alertou à comunidade sobre a qualidade da água na região. Ele diz que a causa da morte dos peixes pode ser veneno, a temperatura da água ou o resultado de desmatamento. “Eu nunca tinha visto aqui no Amônia esse tanto de peixe morto”, alerta José Mendes.


O líder indígena Ashaninka, Francisco Pyãko, contou que a mortandade dos peixes se estendeu por grande parte do Amônia, incluindo a Terra Indígena deles, a Aldeia Apiutxa. Para ele, o fenômeno se trata de uma resposta da natureza aos danos sofridos ” É muito claro que é resultado da mudança climática e aquecimento global. É uma resposta da natureza e vai piorar. Isso é muito sério, afeta a vida de muita gente e falta de aviso não foi “, destaca


É do Rio Amônia que o Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre – Saneacre capta água e distribui para os moradores de Marechal Thaumaturgo, onde vivem 17 mil pessoas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido