Em solenidade repleta de autoridades no Afa Jardim na manhã desta quinta-feira, 28, a Câmara Municipal de Vereadores, órgão que exerce o Poder Legislativo no âmbito municipal, celebrou a comemoração aos 60 anos de fundação.
Fundada em 19 de setembro de 1963, a sede legislativa trabalha com elaboração das leis municipais, fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial de Rio Branco e das entidades da administração indireta.
Na cidade, a atual legislatura conta com 17 vereadores, sendo eles Raimundo Neném, presidente, Lene Petecão, vice-presidente, Fabio Araujo, 1º secretário, Hildegard Pascoal, 2º secretário, Arnaldo Barros, suplente, e Antonio Morais, Célio Gadelha, Elzinha Mendonça, Francisco Piaba, Ismael Machado, James do Lacen, João Marcos Luz, Joaquim Florêncio, N. Lima, Raimundo Castro, Rutênio Sá e Samir Bestene.
Sobre a comemoração da data histórica, o presidente da Casa Legislativa, vereador Raimundo Neném, PSB, revelou que é uma honra presidir a sessão solene em alusão às 6 décadas de trabalho prestado a Rio Branco. “É uma grande satisfação fazer parte desse momento de muito trabalho e relevantes serviços prestados ao crescimento da cidade”, declarou, dizendo que em agosto do próximo ano será entregue a primeira parte da nova sede do Poder Legislativo.
O primeiro-secretário da Câmara, vereador Fábio Araújo, PDT, mencionou que a Casa Legislativa vem há 60 anos prestando serviços por meio de leis importantes na cidade acreana. “Hoje é uma data comemorativa onde a gente tem que agradecer a população e aos presidentes que passaram e cuidar ainda mais das pessoas”, ressalta.
Presente da solenidade, o prefeito Tião Bocalom, Progressistas, esteve no local e garantiu que a Câmara Municipal tem um papel fundamental no desenvolvimento da cidade. Segundo o gestor, sem o legislativo, fica difícil o trabalho do Poder Executivo. “Temos que respeitar, pois são eles que representam o município de Rio Branco e fico feliz em poder participar dessa comemoração importante. Sempre digo que o legislativo é o pára-choque do executivo”, explicou, deixando claro que, em sua gestão, nunca fez interferência na escolha da Mesa Diretora.
“Essa é a prova do meu respeito, ao assumir a prefeitura não intervir e já se teve duas eleições da Mesa Diretora, ou seja, para mim a independência dos poderes é fundamental, então é isso, não é só falar, é agir na prática”, comentou.
Representando o governador Gladson Cameli, o secretário de governo, Alysson Bestene, compareceu à solenidade e relembrou sua trajetória de vereador, demonstrando respeito ao Poder Legislativo. “Essa sessão é muito representativa, pois a casa é um local de embates políticos e leis importantes que mexem as pessoas da capital, então, quero parabenizar a todos os servidores”, argumentou.
Um dos servidores mais antigos do parlamento, o servidor Francisco Paulo Ferreira, 63 anos, contou que exerce sua função há 35 anos na Câmara Municipal. “Sou muito feliz e me sinto bem exercendo minha função, nunca tive problema com nenhum parlamentar”, avaliou.
No decorrer do evento, o cerimonial resolveu fazer uma homenagem ao ex-presidente da Câmara, Jessé Santiago, falecido em um acidente de carro anos atrás, além de homenagem aos ex-presidentes recentes, Artêmio Costa e Juracy Nogueira.
Breve histórico da 1° sessão da Câmara Municipal
A Câmara Municipal de Rio Branco foi fundada em 19 de setembro de 1963. A 1ª Sessão Ordinária da 1ª reunião Legislativa da 1ª Legislatura da Casa Legislativa aconteceu na Sala do Tribunal do Júri do Palácio da Justiça.
A sessão foi presidida pelo então vereador Raimundo Hermínio de Melo, com as presenças dos vereadores Wilde Viana das Neves, Agnaldo Moreno da Silva, João Rodrigues de Souza, Demóstenes Coelho de Moura, Francisco Fernandes de Melo, Antônio Rodrigues Barbosa, Poty Pascoal Duarte Pinheiro e Maria Célia da Motta.
Presentes
Marcaram presença no ato, o deputado federal Roberto Duarte (Republicanos), a deputada estadual Michelle Melo (PDT), o senador Márcio Bittar (União Brasil), o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pedro Longo (PDT), o presidente da OAB-AC, Rodrigo Aiache, a corregedora da Defensoria Pública, Roberta de Paula Melo, os vereadores Ismael Machado, Arnaldo Barros, Samir Bestene, Antônio Moraes, Célio Gadelha, Elzinha Mendonça, João Marcos Luz, Francisco Piaba, James do Lacen, Joaquim Florêncio, N Lima, Raimundo Castro.e Rutênio Sá.
FOTOS: JARDY LOPES