O governador Gladson Cameli visitou nessa terça-feira, 26, a ocupação Marielle Franco, localizada no bairro Defesa Civil, em Rio Branco, para discutir a implantação de um projeto habitacional na área. A iniciativa tem como objetivo atender às necessidades de habitação da população e combater problemas de invasões de terras na região.
Com 103 famílias já localizadas na ocupação Marielle Franco e um total de 320 pessoas residindo no local, a demanda por moradias dignas é evidente. Para atender a essa necessidade, o projeto prevê a construção de 98 casas de 40,50 m² e 126 apartamentos de 40,05 m², totalizando 224 unidades habitacionais numa parceria entre o programa Minha Casa Minha Vida Entidades, do governo federal, em parceria com o governo do Estado.
“Aqui vamos poder construir as unidades, finalizando toda a parte democrática. Aqui é resultado de união para dar para essas pessoas aquilo que está na nossa constituição, o direito de ir e vir, e uma moradia digna. Aqui vai servir de exemplo para o Brasil de como vamos superar os desafios e fazer deste lugar um modelo habitacional”, conta o governador Gladson Cameli.
Além das habitações, o projeto contempla a construção de uma creche e uma escola para a região, visando melhorar a qualidade de vida dos futuros moradores.
A ocupação Marielle Franco existe há três anos e, inicialmente, o projeto de moradias atenderá 98 famílias. No entanto, ao final da execução, a expectativa é que até 226 famílias sejam beneficiadas, com mais de mil pessoas morando na região.
A área total do terreno destinado ao loteamento Marielle Franco é de 29,4 mil metros quadrados. O investimento total no projeto está estimado em R$ 33 milhões e o prazo estimado será de 24 meses, contados a partir do início da obra.