Menu

Pesquisar
Close this search box.

Mais de 41% dos produtores rurais até 25 anos estão inadimplentes no Acre

Imagem ilustrativa de jovem endividado - Foto: Reprodução
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um novo levantamento realizado pela Serasa Experian, que considerou todos os Estados, revelou que, em julho deste ano, 41,6% dos produtores rurais acreanos estavam inadimplentes. No País, a média é de 28%.


“Ainda que tenhamos uma fatia de produtores inadimplentes, esse número pode ser considerado baixo, pois quando comparamos com toda a população negativada, por exemplo, o índice chegou a 43,7% em julho deste ano. Além disso, a relação com o estudo que fizemos em março deste ano mostra que o índice permaneceu praticamente estável, com aumento de 1%”, explica o head de agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta.

Anúncios


Ainda de acordo com o estudo, curiosamente a idade é um fator determinante sobre a negativação no campo. Os dados mostram que os produtores rurais que possuem mais de 60 anos possuem menor inadimplência, enquanto aqueles que possuem entre 18 e 25 anos marcaram níveis mais altos.


Na análise por região é possível observar que a Sul registrou o menor nível de negativação, com apenas 15% dos produtores do campo com nome no vermelho. Em sequência estava o Sudeste (24,6%), o Centro-Oeste (30,4%), o Nordeste (33,8%) e o Norte (40,1%).


A visão por Unidades Federativas mostrou que é no Amapá o maior percentual de produtores rurais inadimplentes. Em contrapartida, o estado de Santa Catarina mostra o cenário mais positivo.


A fim de mitigar riscos de inadimplência, manter um perfil de crédito saudável e continuar com a produção em dia, os produtores rurais que atuam como pessoas físicas precisam, assim como os consumidores comuns, se dedicar ao planejamento financeiro, que no caso do agro implica em conhecer os movimentos do mercado ligados aos custos de insumos e os preços futuros da sua produção com o objetivo de controlar as finanças.


Além disso, é preciso considerar a contratação de Seguro Rural para proteger o produtor e a sua produção dos riscos ligados chuva excessiva, seca e geada, entre outros. Assim, quando ocorrer estes eventos, o produtor tem a opção de utilizar o seguro para cobrir suas obrigações com seus financiadores e parceiros sem o risco de ter seu nome negativado.


De maneira geral, as negociações de débitos vencidos ou próximos ao vencimento são sempre um caminho assertivo para evitar fazer parte da lista de inadimplentes.


“A maior parte dos produtores rurais brasileiros conseguem evitar a inadimplência e continuam gerando empregos, cultivando e expandindo seus ganhos, além de mitigar os riscos de suas negociações. Ainda assim, para aqueles que precisam de ajuda, temos o compromisso de proporcionar ferramentas que auxiliem a regularização financeira”, finaliza Marcelo Pimenta.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido