Menu

Pesquisar
Close this search box.

Quase 4 mil acreanos caíram na malha fina do Imposto de Renda em 2023

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

No Acre, 3.845 contribuintes continuam com suas declarações do Imposto de Renda retidas na malha fina da Receita Federal.
Segundo a Receita, 58,1% dos motivos de retenção em malha fiscal, em todo o País, neste ano de 2023 são as deduções, sendo as despesas médicas o principal motivo de retenção (42,3% do total de motivos de retenção).


Além das deduções, 27% da retenção em malha são por omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual de titulares e dependentes declarados — e 10,0% — são por divergências entre os valores de IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) entre o que foi informado na Dirf e o que foi declarado pelas pessoas físicas nas DIRPF.

Anúncios


Ao fim, 4,3% da malha fina é composta por problemas nas deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados e divergência entre os valores declarados de carnê-leão e imposto complementar e os valores efetivamente recolhidos.


Cair na malha fina da Receita Federal significa que a declaração do Imposto de Renda apresentou algum problema. O erro pode ser um dado preenchido incorretamente, algum rendimento incompatível ou, até mesmo, uma suspeita de fraude em análise.


O contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido