Menu

Gladson supera protestos e conduz 7 de setembro sob aplausos no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em meio à manifestação dos moradores retirados da invasão Terra Prometida, o tradicional desfile cívico-militar em alusão ao Dia da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro, foi realizado na manhã desta quinta-feira, em Rio Branco, capital do Acre.

O desfile celebra os 201 anos da independência do Brasil. Antes do evento, o governo do estado divulgou a lista de programação para o dia do desfile que tomou a Avenida Getúlio Vargas, em frente à Biblioteca Pública Estadual. O evento começou após às 8h na capital acreana, com revista e início do desfile.

Anúncio

O governador Gladson Cameli disse que a data da independência do Brasil significa a liberdade de expressão. “Onde possamos construir um país mais justo, governando e fazendo nosso papel constitucional, diminuindo os desafios e vencendo as diferenças”, declarou.

Presente na tribuna de honra, o prefeito Tião Bocalom disse que a data é necessária para que a população tenha um sentimento patriota pelo país. “Temos que despertar ainda mais o civismo no nosso povo, pois é fundamental para sociedade”, comentou.

O chefe do executivo municipal disse ainda que a data significa a importância política e econômica do Brasil. Aproveitando a solenidade, Bocalom fez críticas à gestão de Lula, que diminuiu os repasses aos municípios. “Diminuíram os recursos e colocaram diversas despesas nas costas dos municípios e estamos tendo que arcar com isso”, argumentou.

O secretário de educação, Aberson Carvalho, contou que fizeram parte do desfile mais de 2.500 alunos de diversas escolas públicas. “É um desfile brilhante com escolas militares e alunos do Dom Bosco. Os alunos treinaram muito e estou muito feliz com isso”, comentou.

Sobre o desfile

Compuseram o evento o 4° Batalhão de Infantaria e Selva, o 7 Batalhão de Engenharia de Construção, o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo da Aeronáutica, a banda de música do exército (4° BIS), veículos oficiais federais e Marinha do Brasil, apresentações das forças federais, as instituições estaduais e sociais farão suas apresentações. A banda de música Amigos Solidários, a Escola Dom Bosco, Demolay, Filhas de Jó, compõem o segundo bloco de apresentações.

O quarto bloco do desfile foi aberto pela banda de música mirim da Polícia Militar, acompanhada por escoteiros e os colégios militares Tiradentes (PM), Dom Pedro II (CBMAC) e Wilson Barbosa (CBMAC).

No quinto bloco, o evento trouxe como atrações a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, o Serviço de Operações e Escoltas, Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE) e Polícia Civil.

No sexto e penúltimo bloco houve um desfile de comboio das forças de segurança do estado, acompanhado por viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Fechando a atração, carros históricos e grupos de motoclube farão parte do desfile.

FOTOS DE SÉRGIO VALE:

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.