Menu

Pesquisar
Close this search box.

Clínica Silvestre Santé vira hospital com pronto-atendimento, centro de pesquisa e ala de exame exclusiva para mulher

Um espaço amplo, moderno e com serviços inovadores voltados à saúde está em funcionamento há cerca de dois meses em Rio Branco (AC). A clínica Silvestre Santé evoluiu ao longo de 6 anos e está prestes a se tornar um hospital modelo, com pronto-socorro e atendimento 24 horas.


Os idealizadores desse projeto são acreanos de Brasileia. Os irmãos Odilson Silvestre, Doutor em cardiologia pela USP e Pós-Doutor pela Harvard University e Carlos Silvestre, especialista em Diagnóstico por Imagem no Hospital Alemão Osvaldo Cruz, sempre estudaram em escola pública e cresceram observando a escassez da saúde no seu meio. Hoje, ambos somam mais de 20 anos de atuação na medicina e empregam o senso de comunidade na sua prática, buscando atender todas as classes.


Localizada na Avenida Ceará, nº 3797, bairro Estação Experimental, a unidade inaugurada recentemente foi construída e pensada em cada detalhe, desde o hall de entrada até os consultórios, ambulatórios e salas de pronto-atendimento, que logo serão finalizadas.


A empresa responsável pela arquitetura já fez uma estrutura maior, pensando em fazer um hospital de alta complexidade. O prédio tem três andares e 5 mil metros quadrados construídos. Há duas principais alas, uma ambulatorial onde consultas e exames são feitos e o pronto-atendimento, que em menos de um mês deve ficar pronto para atender casos de emergência.


O intuito é tornar a Silvestre Santé a referência em atendimentos eletivos (consulta e exames) e de emergência. Os profissionais e empreendedores da área da saúde oferecem aos pacientes a possibilidade de fazer todos os exames necessários no mesmo lugar, como exames cardiológicos, exames do sono e pulmonares, ginecológicos, de laboratório e imagem.


Médico Odilson – FOTO: Sérgio Vale

“A Silvestre Santé tem a ideia de trazer uma medicina que olha mais para o paciente. Cuidar melhor e cuidar de ponta-a-ponta. O paciente poder fazer tudo aqui. Os pacientes sofrem indo de um lugar para outro e estamos reunindo tudo num lugar só. Aqui, irá encontrar todos os especialistas, estamos avançando para isso. É um local grande, para atender tanto consultas ambulatoriais (prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças) quanto emergências e internações”.


Devotos da área de pesquisa, os médicos Odilson e Carlos observam no estudo diário e no treinamento assíduo de suas equipes a solução para resolver a dor do paciente de forma rápida e, principalmente, empática. “Entre nossos diferenciais estão a pesquisa clínica, uma área isolada e exclusiva para exames da mulher, o acesso fácil e o estacionamento com 120 vagas na clínica. Queremos agir para que o acreano tenha mais saúde e viva mais”.


Graduados em medicina no Sul no Brasil, em universidades públicas no Paraná e Rio Grande do Sul, Dr. Odilson e Dr. Carlos fizeram residência médica e se especializaram em São Paulo e nos Estados Unidos. “Voltamos para o Acre porque é ao Acre que pertencemos. Temos nossa família toda aqui, além de acharmos que o Acre é um lugar bom e promissor”.


Novo empreendimento de saúde é familiar, conduzido pelos irmãos Dr. Odilson e Carlos Silvestre (FOTO: Sérgio Vale)

Apesar de boa parte da família atuar no ramo da pecuária, os irmãos cresceram dedicados e apaixonados pela medicina. “É o que sabemos fazer. Vamos investir nisso e fazer a diferença cuidando das pessoas, transformando o cuidado em Saúde no Acre e deixando um legado na nossa área”.


Os responsáveis pelo hospital garantem sempre se guiar pelo que o paciente precisa. “Olhamos muito para o paciente e para a dor que ele sente. Queremos resolver a necessidade do paciente rápido e da melhor maneira”.


A rotina é puxada em busca de oferecer o melhor serviço e manter o aprendizado para melhor servir os pacientes. A semana só inicia com reunião dos médicos clínicos sempre às 7h da manhã. “Os estudos ocorrem diariamente. Fazemos reuniões com nosso time toda semana, vemos as novidades na literatura médica e buscamos aplicar na prática já no mesmo dia. Temos a cultura do aprendizado. Sempre vamos em busca das melhores práticas para o nosso serviço”.


O foco da equipe Silvestre Santé é treinamento de todo o time sempre que possível. “Todo sábado há treinamento da equipe e discussão sobre possíveis melhorias que podemos fazer. Valorizamos a franqueza com todos, tentamos sempre uma comunicação rápida, clara e sem intermediários”.


Clínica Silvestre Santé oferta mais de 17 tipos de exames e em breve se tornará hospital com pronto-atendimento (FOTO: Sérgio Vale)

A Silvestre Santé foi construída em novo endereço com algumas premissas, tais como: disponibilizar fácil acesso e facilidade de estacionamento (possui 120 vagas para estacionamento); ter paisagismo, verde, ter local aberto para as pessoas ficarem esperando enquanto aguardam consultas ou exames, área externa ampla para usar na prática de exercício e ensinar os pacientes práticas de saúde e bem-estar. “O que a gente quer fazer bastante é trazer tecnologia e agilidade. O mundo está rápido e queremos resolver rápido também. Facilitar a vida do paciente, principalmente aquele que vem do interior do estado e quer retornar no mesmo dia, pois aqui faremos tudo e faremos rápido”.


Centro de pesquisa

A vocação para inovação e pesquisa dos médicos Odilson e Carlos fez com que a Silvestre Santé apresentasse um formato de fazer saúde inovadora para o estado, que a faz trabalhar em parceria e conectada com grandes hospitais nacionais, como Albert Einstein, Sírio-Libanês e Oswaldo Cruz por meio de um Centro de Pesquisa, que funciona dentro da própria unidade.


“Ter um centro de pesquisa ajuda pessoas carentes. O acreano vive 5 anos a menos que o catarinense, isso acontece em parte devido a uma entrega de prevenção e tratamento menos eficiente pelo nosso sistema de saúde. As pessoas morrem antes e perdem anos potenciais de vida”, detalham.


Essa situação deve mudar com a colaboração da Silvestre Santé. “Percebemos a necessidade de melhoria no cuidado das pessoas no Acre e podemos fazer isso com a Silvestre Santé na assistência aos nossos pacientes, ensinando os estudantes de medicina e fazendo pesquisa que traz inovação e crescimento. A Silvestre Santé tem essa vocação”.


Médico Carlos – FOTO: Sérgio Vale

A clínica já fez estudos clínicos que incluíram pacientes do Acre. Quando essas pessoas participam das pesquisas, permitidas pelo Comitê de Ética e em parceria com o Einsten, Sírio-Libanês e Oswaldo Cruz, os participantes ganham atendimento, medicamentos, exames laboratoriais e cardiológicos e às vezes até exame de imagem. Todos gratuitos.


“Agora estamos começando dois estudos, um com o Hospital Oswaldo Cruz e o laboratório Fleury para buscar as causas genéticas no infarto do miocárdio e no AVC; e outro de oncologia, com mulheres com câncer de mama, para ver se podemos prevenir os efeitos da quimioterapia no coração das mulheres. Isso tudo é inovador, é legal, traz network com grandes hospitais e grandes nomes da pesquisa. Os alunos rodam aqui, a gente gera emprego, os alunos aprendem pesquisa e isso faz com que nosso time fique melhor”, destacam os irmãos.


A filosofia dos irmãos é ensinar o que já aprenderam, por isso, o local está sempre aberto para receber alunos da área da saúde, envolvidos em diversas atividades da clínica.


Serviços ofertados

No próximo dia 21 de julho a unidade irá realizar um Simpósio de Emergências para cerca de 100 médicos. Os palestrantes são referências nacionais em emergências clínicas. Será um evento que abre a inauguração do pronto-atendimento. No entanto, a Silvestre Santé já realiza consultas em: neurologia, cardiologia, reumatologia, infectologia, clínica medica, endocrinologia, ginecologia e medicina fetal.


E exames: ECG, ecocardiograma, laboratoriais, teste ergométrico, ecocardiograma de repouso, ecocardiograma sob estresse, tilt teste (para desmaio), MAPA, Holter, ultrassom em geral, punções e biópsias (tireóide e outros), espirometria (função do pulmão), polissonografia (exame do sono), medicina fetal (ultrassom durante a gravidez) e testes rápidos beira-leito (troponina, BNP e dimero D).


E no mapa de novos serviços da Silvestre Santé, em breve haverá pronto-atendimento geral (atendimento das urgências e emergências), internação, reabilitação cardiopulmonar, sala de hipertensão, procedimentos avançados em ginecologia, vacinas e “tudo que precisarmos para que as pessoas da nossa comunidade vivam mais e melhor.