Menu

Presidente da Câmara diz que Zequinha deve dizer quando dará o aumento aos professores

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em greve os servidores da Educação municipal de Cruzeiro do Sul, estiveram na Câmara Municipal na noite desta terça-feira, 6,em busca de apoio dos vereadores. Querem que a prefeitura pague o Piso Nacional do Magistério, concedendo reajuste de 14,95% no salário.


“Nós expusemos com técnica, responsabilidade e conhecimento, os reais motivos da greve da categoria, que é justa e necessária, considerando a atual situação da falta de respeito e compromisso da gestão municipal, para com a categoria. Criamos uma Comissão de Negociação, com a participação dos vereadores e o sindicato e solicitamos uma reunião com a prefeitura municipal, para chegarem a um acordo com a categoria e encerrar a greve, que é o desejo de todos”, citou Pedro Gomes, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação – SINTEAC de Cruzeiro.

Publicidade

A prefeitura, em Nota, disse que pagará o piso tão logo haja disponibilidade financeira, mas não marcou um mês e lamenta o comprometimento do desempenho educacional e o calendário do ano letivo.



“A gestão entende que da mesma forma que é importante valorizar o professor, também é necessário ter responsabilidade para com a estrutura física, construção e reformas de escolas, quadras poliesportivas, entrega de kits escolares com mochilas, cadernos e material didático. Cadeiras escolares, bebedouros, climatizadores, investimento em merenda escolar e em transporte terrestre ou fluvial”, cita a nota.


Os 14 vereadores da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul são da base de apoio do Prefeito Zequinha Lima. Nenhum faz oposição à gestão municipal. Mas o presidente da Mesa Diretora, vereador Franciney Melo, disse que vai exigir que a prefeitura defina uma data para começar a pagar o Piso Nacional do Magistério. “Os dois lados mostram suas dificuldades. Mas a prefeitura precisa definir um mês, não pode falar só que pagará quando puder”, ressalta.


O Sinteac já planeja os próximos passos do movimento grevista. Pedro Gomes disse que na próxima terça-feira, 13, o pessoal da Educação, fará um Ato de Manifestação na sede da prefeitura de Cruzeiro do Sul pelo pagamento do Piso Nacional do Magistério.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido