Menu

Pesquisar
Close this search box.

Rio Branco é a 3ª capital que mais desperdiça água no país, com mais de 70% de perdas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um estudo intitulado “Desafios da Eficiência do Saneamento Básico no Brasil”, feito pelo Instituto Trata Brasil e divulgado nessa segunda-feira, 5, aponta que a capital acreana tem o 3º maior desperdício de água potável do país, com 70.72% de perdas do líquido já tratado e pronto para consumo.


Os dados, colhidos a partir de informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS, ano base 2021), mostra ainda que o estado do Acre joga fora o equivalente a 79 piscinas olímpicas de água potável, o que seria suficiente para atender 529.614 pessoas.

Anúncios


Os dados do estudo apontam que o volume total de água não faturada em 2021 (cerca de 7,3 bilhões de m³) equivale a quase oito mil piscinas olímpicas de água tratada desperdiçadas diariamente ou mais de sete vezes (7,4) o volume do Sistema Cantareira – o maior conjunto de reservatórios do Estado de São Paulo. Para entender o impacto do controle de perdas, considerando-se somente as perdas físicas (vazamentos), o volume (3,8 bilhões de m³) seria suficiente para abastecer aproximadamente 67 milhões de brasileiros em um ano.


Essa é uma situação nacional, ocorre em vários Estados. “Indicador mais comumente utilizado para a análise geral de perdas no país, o Índice de Perdas na Distribuição tem apresentado, ano após ano, uma piora, inclusive de modo mais incisivo nos anos recentes, evidenciando a necessidade de maiores esforços nesse sentido. Entre 2017 e 2021, houve um aumento de dois pontos percentuais no indicador, situação preocupante”, diz o Instituto Trata Brasil.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido