Menu

Eleição para prefeitura de Brasiléia terá disputa dura 

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma das eleições mais disputadas para a prefeitura deverá acontecer no próximo ano, entre o grupo da prefeita Fernanda Hassem e os seus opositores, em Brasiléia. A prefeita Fernanda vai apostar num nome novo na política para a sua sucessão, a da sua chefe de gabinete Suly Guimarães (não definiu o partido). Numa eleição se mede o potencial de uma candidatura pela sua densidade eleitoral e pelo grupo e estruturas que estarão em torno da candidatura.


Embora seja nova na política, Suly terá a sua campanha coordenada por dois nomes com votos no município, o da prefeita Fernanda Hassem (estará na máquina municipal na eleição) e do irmão e deputado Tadeu Hassem (Republicanos). A Fernanda é danada, deu mostras que é uma máquina de captar votos, provado nas suas duas últimas eleições, onde se elegeu e ainda ajudou a eleger o irmão Tadeu a deputado. Seu desafio será transferir votos para a sua candidata, que terá de ter um potencial de simpatia próprio para somar ao apoio. Mas isso só vai ser sentido na campanha.


O outro nome é o do experiente vereador Joelso Pontes (PP), que espera ter o apoio do governador Gladson e do grupo Dêda-Maria Antônia, estes com base eleitoral em Brasiléia. Joelso já foi vereador e conhece os caminhos políticos do município. Tem trabalhado muito. O terceiro nome é o da ex-deputada Leila Galvão (MDB), que nas duas últimas eleições – para prefeita e deputada estadual- foi muito bem votada e tem uma base eleitoral fiel no município. Falta montar um leque de alianças.


Leila é um nome altamente competitivo. O cenário é esse descrito acima, em que não dá para se dizer quem entrará como favorito, o que só vai acontecer na medida que a campanha avançar. Mas isso fica para o próximo ano, por enquanto está no campo da acomodação de forças e formação de alianças. Mas, que a briga na fronteira vai ser boa, isso vai.


APOSTA NO PSD


Pela dedução das conversas que ouço, o ex-prefeito Marcus Alexandre deverá se filiar ao PSD. Seus aliados focam o MDB como um campo que tem um pré-candidato a prefeito. Portanto, campo minado.


BRIGA DE COMADRES


Em Brasiléia, poderemos ter na sua essência uma briga de comadres. Suly Guimarães e Leila Galvão, candidatas a prefeita, são na realidade “comadres” no sentido exato da palavra.


SE NÃO SE UNIR, PERDE


O ex-prefeito Dêda, cuja mulher e deputada Maria Antônia (PP) teve boa votação em Brasiléia, é ponderado na análise sobre a eleição do próximo ano.”Eu defendo que o nosso grupo, o grupo da Leila; o do Dr. Edson e o Joelso, abra uma discussão para que saia uma candidatura de consenso para enfrentar a candidatura da prefeita Fernanda. Se não tiver o consenso, corre o sério risco da candidata da prefeita vir a ganhar. Vou lutar pela unidade”, disse Dêda.


NOVIDADE EM SENA


O deputado federal Gérlen Diniz (PP) admitiu ontem ao BLOG que estuda a alternativa dele ser candidato a prefeito de Sena Madureira, no próximo ano. “Nosso grupo não definiu nome, mas estão pedindo que seja eu”, falou. Se o Gérlen for o candidato, o caldo do feijão da disputa pela prefeitura será grosso.


MAZINHO VAI DE ALÍPIO


Do lado do prefeito Mazinho, o nome que lançará como seu candidato a prefeito será o do vereador Alípio Gomes (MDB), que foi o vereador mais votado da última eleição em Sena Madureira. Além disso, ele contará com o poder da máquina municipal.


DEPOIS QUE VER


Seria bom que fosse, quanto mais cabra mais cabrito. Mas quero ver primeiro se solidificar para ver se o deputado Fagner Calegário (Podemos) será mesmo candidato a prefeito de Rio Branco. Calegário navega bem no universo dos servidores com contratos temporários.


UMA OLHADA NO DICIONÁRIO


Se o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) der uma olhada no dicionário vai saber que, “servidor temporário” não significa “servidor estável”. Isso entendeu o STF, no caso dos servidores do ISE. Passou da hora do Magalhães jogar para a plateia e continuar criando falsas expectativas para esses servidores.


DIA D


O próximo dia 22 será o Dia D para o ex-presidente Jair Bolsonaro, data em que será julgado pelo TSE sob a acusação de crime eleitoral. Pelo que se lê existe forte tendência de ser condenado e se tornar inelegível. Se acontecer, não fale em perseguição, a culpa é dele que ficou sustentando o tempo todo que a eleição seria fraudulenta. Ainda pode ter uma sobrevida se algum ministro pedir vista do processo, o que demoraria mais 60 dias. Mas não impedirá a sentença.


NÓ A SER DESATADO


A presidente do diretório municipal do PP, deputada federal Socorro Neri, disse ontem ao BLOG que no PP há uma definição: o partido terá candidatura própria a prefeito de Rio Branco. Não quis falar se o candidato será o secretário Alysson Bestene (PP) ou o prefeito Tião Bocalom (PP). Esse é o nó a ser desatado.


SABEDORIA CHINESA


Diz uma máxima chinesa que: – se o cavalo ganhou uma corrida, é sorte; se ganhar duas corridas; é coincidência, se ganhou a terceira, aposte no cavalo”. O ditado é usado apenas como figuração, no caso: a ex-deputada federal Jéssica Sales (MDB) venceu folgada as três últimas pesquisas para a prefeitura de Cruzeiro do Sul.O que mostra uma tendência do seu nome estar consolidado.


MELHORAR E MUITO


Pela última pesquisa do DELTA, em que a Jéssica apareceu com 62 por cento, como o nome preferido para a prefeitura de Cruzeiro do Sul, o prefeito Zequinha terá que dar uma guinada na gestão, para enfrentar a Jéssica.


AS VÁRIAS REPÚBLICAS


O governo do Gladson já foi denominado de República do TCE. Depois, de República de Manaus. No momento virou a República dos Evangélicos. Vá ver que estão prometendo a ele um lugar no céu.


DIREITA, VOLVER!


O prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, se filiou ao PL para disputar a reeleição. Será apoiado pela ala mais radical do Bolsonaro no estado, o senador Márcio Bittar (UB) e o deputado federal Roberto Duarte (REPUBLICANOS). Direita, volver!


COBERTO DE RAZÃO


O protesto do João Paulo (filho do Márcio Bittar) contra o fato dos parlamentares federais mandarem recursos aos estados e municípios, e quando as obras são concluídas nem falam em quem mandou a emenda parlamentar, é mais do que correto. Isso é comum de acontecer e se chama ingratidão.


VER O CENÁRIO


O deputado Nicolau Junior (PP) quer ver antes a poeira do cenário da eleição para a prefeitura de Cruzeiro do Sul assentar, para depois se posicionar. A eleição é no próximo ano.


BOA OPORTUNIDADE


Candidato à PMRB, Alysson Bestene (PP) terá na EXPOACRE, como seu coordenador, uma boa oportunidade para projetar a sua imagem no meio da população. E fazer pautas para os bairros. Não pense que o fato do Gladson de dizer que será seu candidato a prefeito, é suficiente para lhe eleger. O Gladson tem votos pessoais, e já mostrou que transferir votos não é a sua praia.


NÃO CONDENO


Não concordo com as posições políticas do senador Márcio Bittar (UB) e do deputado federal Roberto Duarte (REPUBLICANOS), de baterem continência até para uma foto do Bolsonaro; mas, tenho o maior respeito por ambos, por terem lado na política.


FRASE MARCANTE


“Quem muito atira pedra para cima, um dia; uma poderá lhe cair na cabeça”. Ditado popular.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.