Menu

Marina fala de resgate a Agenda Socioambiental e relembra de Chico Mendes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

No dia Mundial do Meio Ambiente, nesta segunda-feira, 05, a ministra da pasta, Marina Silva, falou da data em suas redes sociais, destacando que o momento é mercado por lutas de grandes perdas, mas de continuidade no compromisso.


Além disso, a acreana relembrou sua amizade com o líder e ativista político, Chico Mendes. Destacando a fase de quando o conheceu e quando ocorreu a sua morte.

Publicidade

“Essa foto é de 1977, no Parque Chico Mendes. Ali talvez eu lembrasse do assassinato do Chico, quase dez anos antes, ou de quando o encontrei pela primeira vez, vinte anos antes, e me senti convocada para o mesmo compromisso ao ouvi-lo falar em defesa da floresta”, declarou.


Ela comenta ainda sobre o assassino de outros que também lutaram em defesa da natureza, como o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips.


“Há um ano, Bruno e Dom foram assassinados, num período de crescimento exponencial da violência contra a floresta, seus povos e seus defensores. Juntaram-se a Chico Mendes, Irmã Dorothy e tantos outros amigos e amigas na memória que honramos e que alimenta nossa vontade de seguir trabalhando”, informou.


Por fim, Marina fala em resgatar a Agenda Socioambiental perdida, visando “proteger a floresta e zerar o desmatamento, fazer a transição energética para matrizes sustentáveis, investir na economia de baixo carbono, promover a bioeconomia e a agricultura familiar e orgânica, assegurar os direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais, adaptar as cidades aos rigores da mudança no clima, dando suporte especialmente aos setores mais vulneráveis nas periferias”.


Segundo ela, o caminho é longo, não diminui e só aumenta, mas o compromisso que tem, se mantém firme e pede que as próximas gerações continuem com a esperança e a luta viva.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido