Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acreanos realizaram 222 vendas de veículos pela Carteira Digital de Trânsito

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Venda Digital, funcionalidade da Carteira Digital de Trânsito (CDT), alcançou, no último mês de maio, a marca de 207 mil vendas realizadas. No Acre, segundo informe enviado com exclusividade ao ac24horas nesta sexta-feira (2) foram finalizadas 222 vendas.


A tecnologia permite a assinatura eletrônica do documento de autorização para transferência de propriedade veicular entre pessoas físicas, o chamado ATPV-e. Desenvolvido pelo Serpro para a Senatran, o sistema foi lançado no ano passado e já é utilizado por dezenove Detrans de todo o país.

Anúncios


“Considerando que se trata de uma adesão facultativa, o fato de já contarmos com 19 Detrans utilizando a Venda Digital, em pouco mais de um ano de lançamento, é muito positivo. A marca de 200 mil vendas também demonstra que os usuários da CDT perceberam como essa funcionalidade contribui para desburocratizar a venda de veículos”, avalia Patrícia Moraes, gerente de uma das divisões do Serpro voltadas para soluções digitais de trânsito.


O último Detran a fazer a adesão foi o de Goiás, em maio. Além do Acre, a funcionalidade pode ser utilizada por veículos dos Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte, Ceará, Roraima, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Sergipe, Pará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rondônia, São Paulo, Bahia, Tocantins e Alagoas. O recorde de vendas é do Rio de Janeiro, com mais de 50 mil operações realizadas, seguido por São Paulo, com cerca de 44 mil, e Pernambuco, com quase 30 mil.


A funcionalidade da CDT permite que a pessoa que quer comprar e a pessoa que quer vender façam a comunicação da venda e assinem a autorização para a transferência de propriedade usando apenas o aplicativo. Esse processo dispensa a necessidade de reconhecer firma ou realizar qualquer contrato em papel.


A tecnologia está disponível apenas para veículos com documentação emitida, por qualquer motivo, a partir de 4 de janeiro de 2021. A transação conta com altíssimo nível de segurança, exigindo a autenticação com conta prata ou ouro na plataforma gov.br, além de biometria facial para autenticação da assinatura digital. Ao final do processo, o proprietário ainda precisa ir ao Detran para promover vistoria e realizar a transferência do veículo.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido