Menu

Sesacre paga parte de dívida e empresa de anestesiologia decide manter serviços

Mohamed, is examined by German anesthetist Hans Gerber of MSF before undergoing surgery to remove a bullet lodged in his abdomen at the MSF clinic in Northern Syria, on Thursday, January 31, 2013.
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O caos na saúde pública do Acre está suspenso, pelo menos, de forma temporária. Após a Sindor, empresa que presta serviço de anestesia no Pronto-Socorro de Rio Branco, Maternidade Bárbara Heliodora (MBH), Mutirões de Cirurgias e na Fundação Hospitalar, anunciar que iria suspender o serviço por falta de pagamento, a Secretaria de Saúde quitou parte da dívida e os sócios da empresa decidiram manter o serviço.


Assim que uma carta aberta à população foi divulgada pelo ac24horas, em poucas horas, o governo do Acre realizou o pagamento de pouco mais de R$ 1,6 milhão para a empresa. No entanto, a suspensão dos atendimentos e o distrato do contrato não estão descartados, já que o valor pago é referente apenas aos meses de fevereiro e março em atraso. A Sesacre ainda precisa quitar mais de R$ 780 mil do mês de abril e mais o mês de maio que o valor continua sendo calculado.

Publicidade

A empresa decidiu não paralisar os atendimentos a partir desta quinta-feira, 1º, como prometido, mas deu até a próxima segunda-feira, 5, de prazo, para que a Sesacre quite o restante do débito e exige o compromisso do governo em honrar o dia correto dos futuros pagamentos.


A ameaça da empresa em suspender os serviços provocou extrema preocupação e corre-corre nos corredores da Sesacre e no Palácio Rio Branco, já que a falta do serviço poderia implicar na morte de pacientes, principalmente daqueles que precisam de atendimento de urgência e emergência no PS e na MBH.


A Sesacre foi procurada pela reportagem, mas não se pronunciou oficialmente, se limitando a informar que havia feito o pagamento de parte do débito ainda na tarde de ontem.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido