Menu

Por dívida de R$ 2,4 milhões, serviço de anestesia será suspenso na Fundhacre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A empresa Sindor, que presta serviço de anestesia para o Pronto-Socorro nos atendimentos de urgência e emergência, Maternidade Bárbara Heliodora, mutirões de cirurgias e para a Fundação Hospital do Acre (Fundhacre) anunciou que vai suspender os atendimentos a partir desta quinta-feira, 1º de junho.

Segundo levantamento obtido pela reportagem do ac24horas, a dívida da Sesacre com a empresa é de R$ 2,39 milhões referentes aos meses de fevereiro, março e abril, sendo que o montante do mês de maio ainda não foi faturado.

Anúncio

Conforme comunicado da empresa, o governo do estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) vem trabalhando sem planejamento, organização e compromisso em honrar as obrigações contratuais atuais.

A Sindor diz ainda que está desde fevereiro sem receber e, por isso, profissionais não tem interesse em vir para o Acre.

“Até então, nós jamais havíamos suspendido o serviço, mesmo quando a Lei nos amparava, pensando na população, que não merece pagar por erros de gestores públicos. E mesmo nos momentos mais difíceis, nós conseguimos nos desdobrar para manter a assistência à população que nada mais é do que uma vítima das pessoas que deveriam lhes representar. Porém, também temos família e, como explicado, não podemos mais suportar tamanho ônus”, diz um trecho da carta divulgada pela empresa.

A prestadora de serviço encerra o comunicado questionando a resistência que diz sofrer dentro da Sesacre. “Para encerrar, fazemos mais um questionamento à sociedade: vocês conseguem compreender qual o motivo para uma empresa que jamais deu problemas dentro da assistência, que sempre atendeu todas as demandas da SESACRE (mesmo algumas vezes fora do prazo) e que têm o menor custo para a execução dos serviços encontrar tanta RESISTÊNCIA dentro da SESACRE? Nós não”, diz.

A reportagem procurou a Secretaria Estadual de Saúde e aguarda um posicionamento sobre a decisão da empresa e como ficam os atendimentos de urgência e a realização de cirurgias eletivas na Fundhacre.

Confira na íntegra a carta da Sindor:

SINDOR - Carta Aberta à População Acreana

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.