Menu

Pesquisar
Close this search box.

Multivacinação vai até às 20h deste sábado (27) em frente ao Palácio Rio Branco, no centro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério da Saúde dá início neste sábado (27) à multivacinação no Acre. A iniciativa busca aumentar as coberturas das vacinas do calendário da criança e do adolescente, fundamentais para evitar o retorno e o agravamento de doenças já eliminadas no país, como a pólio e o sarampo. O lançamento oficial será realizado em frente ao Palácio Rio Branco, a partir das 10h. As equipes de saúde estarão aplicando vacinas, no local, até às 20h.


A ação é parte do Movimento Nacional pela Vacinação e terá foco, ainda, no monitoramento ativo da investigação laboratorial das paralisias flácidas agudas – que podem indicar casos de pólio – e na intensificação da busca ativa de não vacinados.

Anúncios


Desde segunda-feira (15), as ações estão reforçadas nos municípios de fronteira. O Amazonas foi o primeiro estado brasileiro a receber a multivacinação. Em seguida, a campanha chegará às demais cidades. Dessa forma, todos os imunizantes previstos no calendário nacional para crianças e adolescentes até os 15 anos de idade estarão disponíveis ao público nos locais e horários informados pelos municípios.


A escolha do estado busca conter o risco de reintrodução de doenças já eliminadas no Brasil, diante da queda das coberturas vacinais registrada nos últimos anos. O alerta é ainda maior pelo risco de reintrodução da poliomielite, doença que foi notificada em março deste ano no Peru, em uma região de fronteira com os estados brasileiros Acre e Amazonas.


Durante o mês de maio, o Ministério da Saúde vem desenvolvendo uma série de qualificações, com o intuito de promover a formação de profissionais para a implantação das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade e Microplanejamento do programa de rotina e intensificação de campanhas voltadas para os municípios do Amazonas e Acre.


As ações de microplanejamento consistem em diversas atividades com foco na realidade local. Essas iniciativas contribuem para que as metas de vacinação sejam atingidas. Além do ‘Dia D’ de vacinação, estão previstas ações em cidades de fronteiras, ações extramuros, tanto em áreas urbanas como em locais de difícil acesso, a formação de agentes comunitários, entre outros.


As equipes do Departamento de Imunizações e Doenças Imunopreveníveis do Ministério da Saúde estão no Acre desde o dia 17 de maio. A proposta é alinhar essas estratégias com gestores e lideranças locais para alcançar os melhores resultados.


A terceira etapa será dividida entre o monitoramento das ações, na avaliação do cumprimento de indicadores de efetividade, homogeneidade, oportunidade e eficiência, fazendo busca oportuna dos não vacinados. A quarta e última etapa consiste na avaliação de todo o processo da vacinação para o alcance das metas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido