Menu

Concurso quer provar potencial da cultura do café no Acre; produção é de 2,5 mil toneladas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Apesar das condições climáticas e de solo propicias para a produção do café, o Acre ainda “patina” na cultura cafeeira.


Conforme dados do IBGE, a produção de café no estado é de cerca de 2,5 mil toneladas. Para efeitos de comparação, com solo e climas parecidos, Rondônia, com uma das maiores produção do grão no país, deve superar este ano, as 180 mil toneladas, o que representa mais de 3 milhões de sacas de café. No estado vizinho, são cerca de 70 mil hectares plantados do grão. Já no Acre, a área de plantio é de apenas 1,2 mil hectares.

Publicidade

Para tentar aumentar a produção do café no Acre e provar de que é possível o crescimento da produção, o governo do estado abriu inscrições abertas do 1º Concurso de Qualidade do Café no Acre. As inscrições estão abertas e vão até o dia 4 de agosto e podem ser feitas pelos produtores em todos os escritórios da Secretaria de Agricultura nos municípios acreanos.


O concurso vai distribuir uma premiação de mais de R$ 180 mil.


“O objetivo é divulgar a qualidade do nosso café e incentivar o aumento da produção. Qualquer cafeicultor que produz café pode participar. O produtor precisa entregar no ato da inscrição, que é gratuita, uma amostra de três quilos de café já beneficiados”, afirma a agrônoma da Seagri, Michelma Lima.


As amostras serão analisadas em duas etapas, a classificação física e a classificação sensorial, que é análise do sabor. A escolha dos melhores cafés será feita por profissionais especializados de Rondônia e do Espírito Santo.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido