Menu

Rio Acre sobe quase 2 metros e alivia previsão de nível baixo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As chuvas dos últimos dias deram uma boa amenizada no nível do Rio Acre na capital acreana. Em dois dias, o nível aumentou quase dois metros, melhorando a condição preocupante para os próximos meses, os mais secos do ano.


Na última terça-feira, 23, o manancial tinha apenas 3,39m de volume de água. Na medição desta quinta-feira, 25, o nível chegou a 5,32m, impulsionado pelas chuvas dos últimos dias. Conforme a Defesa Civil de Rio Branco, a chuva nas últimas 24 horas foi de 26,7mm, o que, com chuvas registradas em outros municípios que fazem parte da Bacia do Rio Acre, ajudaram a aumentar o nível.

Publicidade

A previsão da Defesa Civil era que o Rio Acre chegasse ao fim de maio com o nível muito abaixo, já que os próximos quatro meses, principalmente, setembro, têm como características a ausência de chuva.


“Agora estamos com o nível ideal, entre 4 a 5 metros. Se tivéssemos ficado naquele ritmo, chegaríamos ao fim do mês abaixo dos três metros, o que seria muito preocupante”, diz Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil em Rio Branco.


O nível muito baixo do Rio Acre pode comprometer a captação de água e também prejudica o transporte da produção rural de ribeirinhos que trazem seus produtos à capital acreana para a comercialização.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido