Categorias: Destaque 6Notícias

‘Carro voador’ quer democratizar transporte aéreo nas cidades

Por
UOL

Os futurologistas do passado, quando tentaram adivinhar como estaríamos vivendo hoje, apostaram quase todos em um item em comum: carros voadores. Basta olhar através da janela mais próxima para ver que as previsões não se confirmaram.


O mais próximo que temos disso, no entanto, é uma aeronave que a Embraer acabou de testar em um túnel de vento na Suíça: o eVTOL, feito pela subsidiária Eve, que quer evitar o termo “carro voador” para descrever o veículo.


Como funciona


Sigla eVTOL significa, em inglês, decolagens e pousos verticais. A letra e é para dizer que o veículo é elétrico.


Para levantar voo e sustentar um pouso suave, o eVTOL utiliza rotores como os de helicóptero, mas, para voar, tem asas como um avião.


O motor elétrico tem menor alcance que um helicóptero a gasolina de aviação ou querosene, logo, o objetivo é fazer viagens curtas dentro de grandes cidades o até municípios vizinhos. A autonomia estimada hoje é de 100 km.


O custo de viagem também deve ser menor. A empresa não tem ainda os valores definidos, mas afirma que, sem o custo de combustível, o custo de uma viagem será bem menor que um helicóptero.


A ideia da Eve não é vender os eVTOL para particulares, mas oferecer um serviço de compartilhamento ou táxi aéreo através de empresas parceiras.


O objetivo da Eve é começar a operar em 2026 no mundo todo.


A aeronave será pilotada no lançamento, mas projetada para operações autônomas no futuro.


Um estudo da Embraer estima que até 2035, só no Rio de Janeiro, a circulação seja de 245 eVTOLs em mais de 100 rotas e 37 vertiportos (infraestrutura para pouso e decolagem dos aparelhos) para 4,5 milhões de passageiros por ano.


Simulações de uso das aeronaves foram feitas no Rio de Janeiro e em Chicago, nos Estados Unidos.


Compartilhe
Por
UOL

Últimas Notícias