Menu

Professor doutor da Ufac é destaque mundial como cientista

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com 11.819 citações e 80 publicações o professor doutor do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza da Universidade Federal do Acre- UFAC, Marcos Silveira, 56 anos foi classificado na 52ª posição nacional da 2ª edição do ranking anual de melhores cientistas do site Research.com, na categoria Ecologia e Evolução.

Esta é a segunda vez que o professor é destaque no ranking, sendo o único da UFAC a alcançar a posição.

Anúncio

A metodologia para classificação de cientistas é baseada em fontes de dados confiáveis, aferindo a quantidade de citações e publicações para elaborar o ranking no Research.com, segundo o qual a posição de cada pesquisador é baseada no D-index (Discipline H-index), que inclui apenas artigos e métricas de citação para uma área de conhecimento examinada.

“Este destaque é importante porque dá visibilidade à instituições e pesquisadores. Não é um mérito só meu porque há uma rede de colaboração. Desde que cheguei no Acre venho desenvolvendo parcelas permanentes de 1 hectare de vegetação, com monitoramento a cada 3 a 5 anos. Isso desperta interesse mundial porque serve para calcular a biomassa, ciclagem de nutrientes, taxa de mortalidade das árvores e outros dados. Isso é compartilhado em rede e os responsáveis aparecem como co-autores, o que deu um salto fantástico nas publicações científicas”, ressalta ele contando que faz parte de três redes sendo a Amazônia de Inventários Florestais, a mais forte delas.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.