Menu

Muita boa vontade, mas falta sintonia 

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) tocou essa semana, num ponto que é verdadeiro, não existe uma sintonia nas ações desenvolvidas pelos órgãos públicos, no auxílio às famílias atingidas pelas alagações do Rio Acre e do Igarapé São Francisco. E cada um correndo para lados distintos, na base de muita boa vontade, mas sem unicidade num comando central.


A própria líder do governo, deputada Michelle Melo (PDT), chegou a ressaltar que o atendimento “está muito a desejar”. Era um comando que deveria ter unido o governo e a prefeitura da capital num planejamento, para deixar instalações prontas para receber os desabrigados, ao primeiro sinal de que a cheia fugiria ao controle. E isso não aconteceu. Mas pelo menos tem que se ressaltar não estar havendo omissão por parte dos órgãos públicos. Antes tarde do que nunca.


MP ATENTO


O FATO da decretação de emergência abre a possibilidade de se fazer o uso dos recursos públicos sem licitação, por isso o MP tem de ficar de olhos abertos para não se repetirem desvios denunciados em outras alagações, por órgãos municipais e estaduais que vão gerir os valores.


MAIS RACIONALIDADE, E MENOS EMOÇÃO


NÃO integro o grupo dos “vianistas” e nem sou seu adversário, porque sou jornalista e não político. Não comento nada sem antes, ouvir ou ver detidamente uma fala de ocupante de cargo público. Escutei três vezes o famoso áudio do dirigente da APEX, na China, Jorge Viana, que teria supostamente atacado e diminuído o agronegócio. Nem uma coisa e nem outra. Os bolsonaristas deram um contexto a ataques que não existiram. Os arroubos raivosos e emocionais ficam por conta do radicalismo ao se fazer análise fora do contexto.


NÃO SE PODE NEGAR


CONTRA fatos não há argumentos. E, a opinião é minha. Grande parte da devastação na Amazônia aconteceu por aberturas de garimpos e para formação de pastos para criar gado. Tem muita gente do agronegócio que atua dentro da lei, mas tem uma turma da pesada que grila terras para implantar fazendas. Não há como se negar isso.


NEM O VENTO BATE NAS COSTAS


O ex-presidente Bolsonaro sentiu ontem na pele o que é um político fora do poder, nem o vento bate nas costas. Foi recebido em Brasília por meia dúzia de gatos pingados, e não pela multidão esperada.


ISSO É DA POLÍTICA


A política é assim mesmo. Quando estava no poder, o Bolsonaro não podia dar um espirro que uma multidão corria ao seu encontro gritando saúde, saúde, presidente! Sem poder, é mais um político solitário e perdido no meio da multidão.


LUTANDO SÓ


A prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, ficou praticamente só no combate à alagação no município. Deputados que foram eleitos com votos da região, mal apareceram para tirar uma selfie.


PULOU NO BARCO?


A pergunta que corria ontem nos bastidores era se o deputado federal Roberto Duarte (Republicanos), pulou no barco do Gladson. O que gerou a indagação foi a nomeação da sua guru política, a Claudinha, para uma alta CEC na Educação.


BRIGA QUE VAI SE ACIRRAR


NO próximo ano teremos eleição para prefeito. E isso vai acirrar ainda mais a briga política em Sena Madureira, entre o deputado federal Gérlen Diniz (PP) e o prefeito Mazinho, na disputa da prefeitura.


DENTRO DO SEU LIMITE


SEM sentido qualquer crítica à deputada federal Socorro Neri (PP), por conta da sua atuação na alagação. Fez o que está ao seu alcance, reivindicar auxílio aos desabrigados junto aos órgãos federais.


OBRIGAÇÃO MAIOR


AJUDAR aos desabrigados é uma obrigação que deve envolver toda a sociedade, mas quem tem obrigação maior de ajudar os alagados é quem  está no poder, que possui recursos para isso.


SOS EDUCAÇÃO


NO próximo dia 31, os professores de Senador Guiomard estão com uma grande manifestação programada para frente da prefeitura, onde vão protestar contra o pouco caso da prefeita Rosana Gomes às reivindicações da categoria.


PODIA DAR UM CURSO


O deputado Pedro Longo (PDT) podia dar um curso relâmpago na ALEAC, de como ser um líder do governo, sem deixar de dar respostas à oposição.


BATENDO NO PEITO


EM RECENTE reunião política em Brasília, ao defender a sua fala, o deputado federal Ulysses Araújo (União Brasil) disse que falava o que queria, por não ter recebido na sua eleição a ajuda de nenhum prefeito ou outro governante. Foi isso?


NINGUÉM SABE O CENÁRIO


O ex-prefeito Vagner Sales (MDB) está correto ao se recolher e não comentar a eleição do próximo ano em Cruzeiro do Sul. Ninguém sabe como é que vai ficar o cenário em 2024, ninguém sabe.


NÃO ESQUECEU


FALANDO em Cruzeiro do Sul, quem não esqueceu o que aconteceu na última eleição, é o deputado Nicolau Junior (PP). Ainda está entalado o prefeito Zequinha ter jogado a máquina municipal para fazer o Clodoaldo o deputado mais votado em CZS.


PEIXE COM ESCAMA


VOU vender o peixe com escama, como me foi passado. Foi juntado por um cardeal do PT, um pacote com as falas dos senadores Márcio Bittar (União Brasil) e Alan Rick (União Brasil), com suas reivindicações nos ministérios para o estado, em que omitem o nome do Lula. Foi direto para a presidente do PT. Gleisi Hoffmann.


FIM DO PRIVILÉGIO


O STF formou maioria contra o recolhimento em cela especial de quem tem curso superior, em caso de cometimento de crimes. É o fim do privilégio.


AGORA O BICHO VAI PEGAR


VEREADORES DO PSD e Vice-prefeitos do partido começam a receber a partir de hoje notificações para que se defendam em três dias das acusações de infidelidade partidária, na eleição passada. A fase seguinte é a expulsão. E, colado vem o pedido de cassação dos mandatos dos vereadores, por não terem apoiado as candidaturas do partido. Agora o bicho vai pegar, podem contratar advogados.


BRULHO PARA NADA


CONVERSEI ontem com um advogado que conhece os motivos alegados por vereadores de Epitaciolândia, para tentar cassar o prefeito Sérgio Lopes. “Motivos vazios, barulho para nada”, comentou.


UNANIMIDADE ENTRE DEPUTADOS


CONVERSO com os políticos sobre os mais variados assuntos, por ser minha profissão. É unanimidade entre os deputados o bom trabalho realizado pelo secretário de Educação, Aberson Carvalho.


FRASE MARCANTE


“Visite constantemente os seus amigos para que o mato e os espinhos não fechem o caminho”. Ditado de Burundi.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.