Menu

Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Rio Branco participa de evento sobre transporte público em Curitiba

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O assessor especial de Comunicação da Prefeitura de Rio Branco, jornalista Ailton Oliveira e o diretor de Gerenciamento de Projetos e Captação de Recursos da Secretaria de Planejamento, Geasy Miranda, participaram nesta quinta-feira, 23 de uma visita técnica no Smart City Expo Curitiba 2023.


Os dois estão na capital paranaense representado o prefeito Tião Bocalom e a secretária Neiva Tessinari. Durante a programação, foi demonstrado, na caminhada entre a Praça Oswaldo Cruz e deslocamento ao Terminal Urbano Cabral, o sistema de atendimento e distribuição dos ônibus na cidade.

Anúncios



Além disso, os representantes participaram de uma palestra sobre o funcionamento do sistema de transporte público em Curitiba, como a funcionalidade de aplicativos, cartões magnéticos, ônibus elétricos, preços de tarifas, que no município custa seis reais, entre outras informações. O gestor da área de Operações do Transporte Coletivo de Curitiba, Sérgio Luiz Oliveira, aconselhou à gestão de Rio Branco em como agir agora para que no futuro essa área funcione melhor.


“O Município deve ser o gestor de toda a parte de operação do transporte. O exemplo da URBS é que nós, como órgão gestor, determinamos à empresa tudo o que elas devem fazer. O tipo de ônibus que ela tem que comprar, a linha que tem que fazer, as características, a cor do ônibus, a tabela que vai cumprir. Temos um arcabouço de operação que nós disponibilizamos para a empresa e ela tem que cumprir essa ordem de serviço”, orientou.


 


A comitiva de prefeitos, representantes e assessores também participaram, na sede do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), de palestras sobre mobilidade urbana e governança metropolitana com ênfase na integração do transporte público.


De acordo com Geasy Miranda, a modalidade de ônibus elétricos visto durante o evento, é uma das ações que Bocalom tem interesse em implantar na Capital do Acre. “A gente está aqui coletando informações, vendo os desafios que Curitiba está enfrentando para tentar levar para o nosso município adaptando para a realidade local”, comentou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido